As agências mais bem avaliadas do Brasil
Pesquisa AgencyScope, do Grupo Consultores, ouviu 351 executivos de marketing dos maiores anunciantes do País e 174 publicitários atuantes em agências
Pesquisa AgencyScope, do Grupo Consultores, ouviu 351 executivos de marketing dos maiores anunciantes do País e 174 publicitários atuantes em agências
Alexandre Zaghi Lemos
6 de outubro de 2014 - 3h28
Realizada a cada dois anos no Brasil pelo Grupo Consultores, a pesquisa AgencyScope se tornou um importante instrumento de avaliação das agências pelos profissionais de anunciantes. O minucioso levantamento pediu, em sua edição de 2014, que 351 executivos de marketing dessem notas a agências em 40 quesitos que vão desde a criatividade até a relação entre a qualidade dos serviços prestados versus a remuneração que recebem. Isso permite a elaboração de diversos rankings, com várias agências ocupando o primeiro lugar em um ou mais atributos.
O Grupo Consultores produz também seis rankings que consolidam a opinião dos anunciantes sobre as agências de publicidade, marketing promocional e digitais. E, ainda, um sétimo, sobre a percepção de 174 profissionais de agências de todas essas disciplinas ouvidos para complementar o estudo principal feito com os executivos de marketing.
Esses sete rankings principais consideram dez atributos, tidos pelos anunciantes como sendo os mais importantes, nessa ordem: criatividade eficaz, capacidade estratégica, qualidade da produção, atendimento, criatividade original, relação qualidade/preço, serviços de mídia, serviço digital, serviços integrados e serviço internacional.
Os executivos de marketing opinam sobre a imagem de todas as agências do mercado e avaliam aquelas com as quais mantêm relacionamento. Nesse segundo caso, foram consideradas no ranking as agências de publicidade que tiveram pelo menos sete clientes entre os respondentes, e as de marketing promocional e digitais com ao menos cinco clientes.
Veja, a seguir, quais foram as mais bem avaliadas nesses rankings consolidados em 2014:
O estudo também mostra os profissionais de publicidade, marketing promocional e digital mais destacados pelos executivos de marketing. O ranking dos profissionais de agências de publicidade foi publicado por Meio & Mensagem no início de setembro. Traz Nizan Guanaes (Grupo ABC) em primeiro lugar, com 56 menções; seguido por Marcello Serpa (AlmapBBDO), com 40; Washington Olivetto (WMcCann), com 30; Fabio Fernandes (F/Nazca S&S), com 19; Pedro Cruz (FCB Brasil), com 15; Celso Loducca (Loducca), Luiz Lara (Lew’Lara\TBWA) e Ulisses Zamboni (Santa Clara), com 13 menções cada; Hugo Rodrigues (Publicis), com 11; e Marcio Oliveira (Lew’Lara\TBWA), com 10.
Na área do marketing promocional, os mais destacados são Bazinho Ferraz (BFerraz), citado por quatro entrevistados, e Fernando Figueiredo (Bullet), por três. Com duas menções cada, aparecem: Alice Coutinho e Claudio Xavier (ambos da NewStyle), Luiz Buono (Fabrica) e Mentor Muniz Neto (Bullet).
Entre os profissionais de marketing digital, Fernando Taralli (VML) e Igor Puga (ex-ID, atualmente na DM9DDB) são mais destacados, com seis menções cada. Com cinco votos aparece Marcelo Tripoli (Sapient), seguido por Abel Reis (Isobar), Paulo Loeb (Fbiz), Roberto Martini (CuboCC) e Guto Cappio (Sunset), todos com quatro menções. Com três votos cada, aparecem André Chueri (Isobar), Domenico Massareto (ID), Eduardo Bicudo (Wunderman), Fernanda Romano (Naked) e PJ Pereira (Pereira & O’Dell).
Mantendo a tradição do estudo, os profissionais de agências de publicidade mais destacados pelos clientes recebem muito mais menções que os de marketing promocional e digital. Cada um dos 351 executivos de marketing entrevistados pode mencionar quantos nomes quiser.
As empresas mais admiradas por seu marketing pelos entrevistados são Itaú, Coca-Cola, Natura, Unilever, Nike, Havaianas, Fiat, Ambev, Hieneken e P&G. O Consultores repete a pesquisa com a mesma metodologia em nove países, sendo que em cinco deles a líder é a Coca-Cola. A pesquisa também perguntou quais campanhas os executivos de marketing mais gostaram nos últimos dois anos. E deu novamente Itaú, seguido por Dove, Coca-Cola, Fiat, Volkswagen, Havaianas, Heineken, Nike, BomNegócio.com e Vivo.
Aos 174 publicitários atuantes em agências também foi perguntado sobre as marcas mais admiradas por seu marketing. As mais citadas foram, pela ordem: Itaú, BomNegócio.com, Fiat, Volkswagen, Friboi, Coca-Cola, Dove, Ipiranga, Nike, Skol, Heineken, Visa e Brahma.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público