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As campanhas que transformaram Cannes

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Comunicação

As campanhas que transformaram Cannes

Confira alguns cases que implicaram em mudanças no festival e na própria dinâmica do mercado


27 de maio de 2013 - 8h35

 Em um movimento acelerado a partir dos anos 1990, o Festival de Cannes tem se reinventado e ajudando a explicitar os caminhos que ditam o ritmo das transformações do mercado publicitário mundial. Um dos profissionais que testemunhou isso é Márcio Moreira, ex-vice chairman global da rede McCann Worldgroup. “Em 60 anos, o Festival revelou muitos talentos, muitos caminhos criativos, muitas soluções de mídia. Esse é o seu maior mérito: o de ter sido um catalisador – e, portanto, um acelerador – a nível global, de tudo aquilo que transformou a nossa indústria no potente gerador de negócios e de ideias que é hoje”, afirma.

Um dos grandes indicadores de quanto o mercado evoluiu nesse período são os Grand Prix que fizeram história no festival. Cada escolha dos júris procura refletir para onde o mercado está indo. No ano passado, por exemplo, o case Nike+FuelBand foi o grande destaque. A pulseira que mede o rendimento físico das pessoas durante o dia foi desenvolvida em parceria do anunciante com a R/GA.

“É um caso brilhante de execução, design, interface e experiência. A pulseira muda a maneira como as pessoas interagem com a tecnologia”, afirma David Rolfe, diretor de produção integrada da rede BBDO.

Nike+FuelBand é uma evolução da plataforma Nike+, que ganhou um Titanium Lion em 2007 ao mostrar o quanto a tecnologia e a comunicação estavam atreladas na publicidade. Uma história curiosa marca o lançamento da tecnologia antecessora: a agência desenvolveu o projeto de um dispositivo que, acoplado a um tênis de corrida, possibilitaria que o usuário do produto ouvisse música e arquivos de áudio, ao mesmo tempo em que também acompanhava sua performance.

Confira a reportagem completa na edição 1561 de Meio&Mensagem.

Abaixo, seleção com alguns dos comerciais que fizeram história em Cannes.

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