Branded content amplia cocriação entre agências e veículos
Eduardo Simon, CEO da DPZ&T, comenta a ação de branded content da Natura no Esporte Espetacular e a maior flexibilidade na concepção de formatos
Branded content amplia cocriação entre agências e veículos
BuscarBranded content amplia cocriação entre agências e veículos
BuscarEduardo Simon, CEO da DPZ&T, comenta a ação de branded content da Natura no Esporte Espetacular e a maior flexibilidade na concepção de formatos
Luiz Gustavo Pacete
27 de fevereiro de 2018 - 7h24
Proximidade em projetos estruturados e maior número de interlocutores. Essa premissa guia a relação de muitas agências e empresas de mídia no contexto atual. Essa é a definição de Eduardo Simon, CEO da DPZ&T, para ilustrar o mais novo projeto da agência lançado no domingo, 25, em uma parceria que envolve a agência, a Globo e a Natura.
A série Dias de Kite é uma ação de branded content que será exibida aos domingos no “Esporte Espetacular”. O conteúdo em cinco episódios traz a apresentadora Cris Dias acompanhando os circuitos do Brasil para a prática do kitesurf, em percursos que incluem São Miguel do Gostoso (RN), Jericoacoara (CE), Cabo Frio, Búzios e Praia Seca (RJ) e o encontro das águas dos rios Negro e Solimões (AM). A série surgiu dentro da área de mídia da DPZ&T para lançar o Kaiak Aero, linha masculina da Natura.
Eduardo Becker, diretor de comercialização de mídias digitais da Globo, define a cocriação presente no projeto. “Foi desenvolvido a seis mãos e é um exemplo de como trabalhamos de forma integrada em várias plataformas, com total adequação de conteúdo e alinhamento com a marca, buscando sempre os melhores resultados de branded content”, afirma. No caso da Globo, o ineditismo está no fato de uma marca ser inserida no jornalismo de forma orgânica.
“O conceito foi muito bem materializado com o conteúdo multicanal, seja na TV aberta ou nos canais digitais potencializando o engajamento e consideração em relação ao produto. Este projeto é fruto do trabalho em conjunto entre Natura, DPZ&T e Globo”, complementa Paulo Ilha, Head of Media da DPZ&T. A série foi inspirada no conceito “Vivo como o vento”, que surgiu a partir de uma pesquisa conduzida pela agência DPZ&T, na qual os entrevistados indicaram que o vento “faz com que as pessoas se sintam vivas”.
E essa integração e conceitos, apontados por Becker e Ilha, é que Eduardo Simon define como “flexibilidade nas relações atuais” entre agências e plataformas de conteúdo. “Já não existe mais restrições, o número de interlocutores aumentou e a riqueza nessa parceria resulta em projetos que, muitas vezes, nem se enquadram em rótulos específicos”, diz Simon.
Simon relembra a campanha criada para o Itaú, em 2015, em que o grau de envolvimento de marca, agência e veículo também foi alto. Na ocasião, a marca inseriu um curta-metragem de três minutos no intervalo da novela A Regra do Jogo para promover o programa Itaú Criança, iniciativa da Fundação Itaú Social. “Muitas vezes, em projetos como esse da Natura e do Itaú, é até difícil de precificar ou definir um rótulo, mas a interlocução e a relação entre agência e veículo foi importante para que cases assim fossem construídos”, diz Simon.
“A publicidade sempre teve um papel de ir moldando alguns formatos. O top de cinco segundos foi assim, o merchandising foi assim, e vários outros exemplos. E o que o digital também trouxe para essa equação foi a contribuição de que é necessário maior flexibilidade na criação de novos tipos de conteúdo”, ressalta Simon.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público