“Brasil 70” é O Melhor Comercial do Brasil
Campanha da AlmapBBDO para Fusca é a vencedora do festival do SBT
Campanha da AlmapBBDO para Fusca é a vencedora do festival do SBT
Felipe Turlao
31 de março de 2014 - 16h17
* Por Alisson Fernandez e Felipe Turlão
Qual seria a melhor forma de apresentar o modelo 2013 do Fusca, ressaltando a modernidade e, ao mesmo tempo, o legado do carro da Volkswagen? A resposta da AlmapBBDO para esse briefing foi dada no comercial “Brasil 70”, anunciado nesta segunda-feira, 31, como vencedor do festival “O Melhor Comercial do Brasil”, organizado pelo SBT.
Com 4 pontos, a peça deixou para trás o comercial “Informação” (3,8 pontos), da Talent para Ipiranga, e “Céticos” (3,7), da mesma AlmapBBDO para o mesmo Fusca, e que também fazia parte da campanha de lançamento do carro. A votação final ocorreu nesta segunda-feira, em evento no restaurante Attimo.
O júri presidido por Hugo Rodrigues, COO e CCO da Publicis Brasil, escolheu o vencedor em meio a uma lista de 10 finalistas selecionados a partir de um longlist de 30 comerciais. O resultado foi anunciado por Glen Valente, diretor comercial e de marketing do SBT.
Diferente de festivais como o de Cannes ou o D&AD, que priorizam a criatividade independente do alcance do comercial, o objetivo de O Melhor Comercial do Brasil é apontar o melhor filme de grande apelo popular.
E isso “Brasil 70” conseguiu, ao criar diversas referências aos anos 1970, a começar pela trilha, “País Tropical”, na voz de Wilson Simonal, passando pela presença póstuma de Mussum, e terminando no visual dos personagens e no desconhecimento em relação a tecnologias como bluetooth e os faróis de led. “Eu curto muito Led”, afirmou um dos atores, em referência à banda Led Zeppelin, então sucesso do momento.
“Céticos”, parte da mesma campanha, seguiu a mesma ideia – mostrando personagens como o ex-jogador Rivellino. Já “Informação” mostra o homem que tem como única resposta “Pergunta lá no posto Ipiranga”, inclusive quando perguntado se o garoto que está a seu lado é seu filho.
Além de ter a primeira e a terceira peças mais votadas do festival, a AlmapBBDO foi a agência com mais finalistas – ocupando metade da lista. Os outros foram “Boneco”, a peça para Visa que brincava com Chuck, o Boneco Assassino, “Família moderna”, comercial que propõe a criação de mais laços de carinhos entre os familiares, e “Posto 10”, ação em que uma atriz desiste de ficar no Posto 10 em Ipanema por causa da concorrência marcante da atriz Débora Nascimento pelo espaço na areia.
A Leo Burnett foi finalista com dois comerciais – os dois criados para Fiat. “Vem pra rua”, a campanha institucional que foi muito além da TV para servir de mote para as manifestações de junho do ano passado, e “Um dois três”, peça para divulgar o lançamento do Strada, que brincava com o hit de Rick Martin “Um dos tres” aplicando-o a situações surreais, como a de Chapeuzinho Vermelho andando no carro da marca.
As outras duas campanhas finalistas foram “Baleia”, da F/Nazca S&S para Skol (em que uma baleia engole pessoas em um barco, mas mesmo assim elas enxergam que “se a vida manda quadrado, você devolve redondo”, slogan da marca), e “Vitória”, da Y&R para Peugeot (que promoveu a Corrida Maluca entre o modelo 208 e personagens como Dick Vigarista e Penélope Charmosa).
Este é o terceiro ano de “O Melhor Comercial do Brasil”. Na inauguração do festival, em 2011, a vitória foi de “Pôneis malditos”, da Lew´Lara\TBWA para Nissan, e no ano seguinte o vencedor foi “Tradutor”, da mesma AlmapBBDO para a Pepsi – o comercial revelou Joel Santana como garoto-propaganda e seu inglês peculiar foi o grande destaque com o bordão “Pode to be”.
Confira abaixo o comercial vencedor:
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