Brasil cai uma posição no ranking de Cannes
País desceu do 2º para o 3º posto entre os mais premiados em 2015, segundo o The Global Creativity Report lançado agora pela organização do Festival Internacional de Criatividade
País desceu do 2º para o 3º posto entre os mais premiados em 2015, segundo o The Global Creativity Report lançado agora pela organização do Festival Internacional de Criatividade
Alexandre Zaghi Lemos
5 de novembro de 2015 - 9h40
O Brasil desceu um degrau no ranking dos países mais premiados no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, caindo da 2ª posição em 2014 para a 3ª colocação em 2015, de acordo com o The Global Creativity Report, que está sendo lançado nesta quinta-feira, dia 5, pela organização do evento. O Reino Unido fez o caminho inverso, subiu uma posição e tirou o 2º lugar do Brasil. Os Estados Unidos, por sua vez, seguem imbatíveis na primeira colocação.
O relatório, disponível em formato digital apenas para assinantes do Cannes Lions Archive, compila os resultados da edição deste ano do Cannes Lions, incluindo o Lions Health e o Lions Innovation. Ainda com relação aos países, o levantamento mostra quedas expressivas da Argentina e da Índia e uma ótima recuperação da Espanha.
Com relação às cidades mais premiadas do mundo, não houve alteração em relação ao ano passado, com Nova York, Londres, São Paulo e Paris mantendo as mesmas posições, nessa ordem. As surpresas de 2015 são a queda de Los Angeles, de 5ª para 17ª e a melhora de Chicago, que não esteve no Top 20 no ano passado e agora aparece na 6ª colocação.
São revelados ainda os anunciantes mais premiados do ano em Cannes. A liderança ficou com a Procter & Gamble, seguida por Samsung, Nike, Unilever e Burger King. Já Geico, Under Armour e Optus aparecem no Top 20 pela primeira vez. Há ainda listas de profissionais, com destaque para diretores de criação, redatores, diretores de arte e diretores de filmes mais premiados.
Alguns prêmios especiais do Festival são detalhados por regiões, como, por exemplo, o de Network of the Year, vencido globalmente pela Ogilivy & Mather, tendo BBDO em segundo e Grey em terceiro. Da América Latina, a rede mais premiada também foi a Ogilvy & Mather, puxada pelo resultado do escritório brasileiro, que lidera o ranking nacional, com 6 Ouros, 5 Pratas e 5 Bronzes. A Ogilvy Brasil foi a terceira agência mais premiada do mundo, atrás da R/GA de Nova York, que recebeu o troféu de Agency of the Year, e da Grey de Nova York. Por isso mesmo, da América do Norte, a rede mais premiada foi a Grey; e da Ásia-Pacífico, a BBDO.
O Brasil encerrou sua participação no Festival de Cannes de 2015 com 108 Leões.
A campanha nacional mais premiada foi “100”, da F/Nazca S&S e Stink para Leica Gallery São Paulo, que conquistou um inédito Grand Prix de Film para o Brasil, além de 2 Ouros e 3 Pratas.
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