Campanhas celebram Dia da Síndrome de Down
Meio & Mensagem selecionou algumas campanhas que abordam o preconceito aos portadores e promovem a diversidade social
Meio & Mensagem selecionou algumas campanhas que abordam o preconceito aos portadores e promovem a diversidade social
Meio & Mensagem
21 de abril de 2014 - 4h48
Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta sexta-feira, 21, a equipe do Meio & Mensagem reuniu alguns comerciais que abordam a alteração genética como tema. Veja abaixo.
A data (21/3) foi escolhida pela Associação Internacional de Síndrome de Down em alusão aos três cromossomos no par de número 21, característica dos portadores.
“Carlinhos”, da DM9 para Fundação Síndrome de Down
Criada pela DM9DDB, em 1998, o comercial institucional da Fundação Síndrome de Down, “Carlinhos” tratou o tema "Down. A pior síndrome é a do preconceito". O filme, que tinha como trilha sonora a música “Fake Plastic Trees”, do Radiohead, alavancou a banda britânica no Brasil – a prova do sucesso era o selo no CD que indicava a canção do comercial.
"Garçonete", da Giovanni+DraftFCB, para o Instituto Meta Social
O comercial "Garçonete", faz parte da campanha “Ser Diferente é Normal”, do Instituto MetaSocial, ONG que orienta pais de crianças portadoras. Lançado em 2013, o filme chama a atenção para que a capacidade de pessoas com Síndrome de Down não seja subestimada.
“Ser especial é não ter preconceito”, da Artmaker, para a PróEx
A PróEx, instituição de apoio aos portadores de Síndrome de Down, também celebrou a data com a campanha criada pela Artmaker, de Sorocaba. O anúncio “Ser especial é não ter preconceito”, foi estampado em um outdoor na cidade.
“Dear Future Mom”, da Saatchi & Saatchi, para a CoorDown
A filial italiana da Saatchi & Saatchi lançou um filme para a ONG CoorDown, que apoia os portadores da Síndrome. O vídeo aproveitou um e-mail enviado por uma futura mãe que temia a vida que seu filho portador poderia ter, para promover o conceito “Todo mundo tem o direito de ser feliz”.
Campanha da APAE Brasil 2011, da AgênciaRibeiro
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) lançou em 2011 uma campanha criada pela agência Ribeiro, de Brasília, para mostrar que a diferença dos portadores podem ser atitudes excepcionais.
"Já dançou hoje?", para Movimentarte
A campanha “Já dançou hoje?”, do projeto Movimentarte, foi produzida voluntariamente pela Delicatessen Filmes e pelo grupo Joquistão Filmes. A iniciativa tem o intuito de levar a dança para as pessoas com Síndrome de Down.
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