Campanhas de Dia dos Pais: o modelo de paternidade moderna
Marcas apostam em pais famosos e jovens para retratar novas camadas de relação com os filhos nas mensagens para a data
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Recentemente uma pesquisa realizada pela Huggies, em parceria com o instituto On the Go, que ouviu 1.010 pais e mães, entre 25 e 40 anos, de todo o Brasil, entre 21 e 26 de fevereiro de 2022, resultou no estudo “Parentalidade Real”. O dado que chama a atenção é o fato de que cerca de 40% das famílias não se sentem representadas pelas campanhas publicitárias.
As marcas, no entanto, estão buscando cada vez mais quebrar os estereótipos paternais em suas peças. Algumas empresas apostam em pais famosos para falar sobre a relação com a paternidade e com seus filhos, com o objetivo de trazer novas fotografias sobre o papel do pai na relação em família.
A Natura, por exemplo, aproveitou o Dia dos Pais para abrir uma discussão sobre estereótipos de masculinidade, com foco nos cuidados estéticos, e por isso, convidou Mano Brown e seus filhos para estrelarem a campanha para a data. A Spark participou da criação da ação.
Abordando o tema de paternidade ativa, a Riachuelo trouxe Marcos Mion para estrelar a campanha #PaiPresença. Junto com Pablo Beck Puhle, Rogerio Capela, Gustavo França e Tadeu França, o apresentador fala sobre os desafios da paternidade. A campanha foi desenvolvida pela marca.
Para celebrar o dia, a Dzarm convidou Guto Cavanha, Jonathan Azevedo e Mateus Verdelho para compartilharem as suas experiências como pais. A campanha foca no ressignificado da paternidade nos últimos tempos.
Já o Chay Suede convida os pais que a vida deu lhe de presente para estrelar a campanha de Dia dos Pais do Mercado Livre. O ator fala sobre o companheirismo com seu padrasto e com seu tio, além de celebrar as figuras paternas de sua vida em um filme criado pela GUT.
Com o objetivo de ressignificar a proposta da data, a FutureBrand criou uma campanha para a Aramis trazendo Cauã Reymond como protagonista do filme que promete “Repaiginar” os presentes.
Continuando a conversa que foi aberta com a campanha de Dia das Mães, a Publicis cria uma mensagem que reforça o poder da escuta para Ninho. A peça mostra a importância de os pais escutarem os filhos e como isso estreita as relações.
Já o Bradesco utiliza a sua comunicação para celebrar a relação entre pais e filho, enfatizando como a presença paterna impacta a infância dos filhos. A Aldeiah foi a responsável pela criação.
Com um filme futurista, a OD Brasil criou a campanha da Lupo que conta com o mote “Dê o melhor para seu herói”. O filme mostra como o filho “salva o Dia dos Pais” com um presente da marca.
A Imaginarium retrata a cumplicidade entre pais e filhos por meio da campanha “Meu Pai é o Cara!”, que fala sobre os pequenos gestos do dia a dia. A Crew foi a agência responsável pela criação da campanha.
Por meio de um experimento social, O Boticário propõe uma reflexão entre a relação e as conversas entre pais e filhos. O filme foi desenvolvido com base em insights obtidos pela pesquisa Retrato da Paternidade e Educação do Brasil, encomendada pela marca e conduzida pela Grimpa. A campanha foi responsabilidade da PROS.
Já o Guaraná Antarctica, em sua campanha criada pela Soko, celebra as diferenças e semelhanças entre pais e filhos. O cenário da campanha é um tradicional churrasco em família.
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