Cannes: menos delegados, mais peças
Top Right Group, dono do Festival de Cannes, prevê redução de 25% na presença brasileira nesse ano
Top Right Group, dono do Festival de Cannes, prevê redução de 25% na presença brasileira nesse ano
Felipe Turlao
27 de maio de 2014 - 12h04
A equipe que processa a quantidade de peças e delegados inscritos no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que ocorre entre os dias 15 e 21 de junho, ainda não encerrou seu trabalho, mas trabalha com a perspectiva de que o Brasil terá em torno de 25% menos delegados no evento deste ano na comparação com 2013, quando participaram aproximadamente 950 credenciados atuantes no País.
A Copa do Mundo é apontada como causadora da queda, que já era esperada pela organização do festival.
Duncan Painter, CEO do Top Right Group, diz que, por outro lado, o Brasil deve bater novamente o seu recorde de trabalhos concorrentes — como ocorreu nos dois últimos anos. Em 2013, o País enviou nada menos que 3.473 peças ao festival. “As agências brasileiras estão inscrevendo, mas não estarão lá para receber os prêmios”, brinca o executivo.
A razão para o bom humor é que, apesar da “fuga” dos delegados brasileiros, Cannes cresceu em outros mercados, especialmente na Ásia, Austrália, México e Alemanha. Em 2013, o festival contabilizou um total de 35.765 peças inscritas e mais de 11 mil profissionais participantes. Para este ano, Painter trabalha com um número total de peças próximo a 38 mil. O crescimento de inscrições em Cannes é estimado em 16%, bem superior à alta de apenas 4% no ano passado.
Vale lembrar que, em 2009, após a crise financeira internacional deflagrada no ano anterior, o total de inscrições foi de apenas 22 mil. Ou seja: nesse período de cinco anos, Cannes quase dobrou a quantidade de peças concorrentes. E, sem a “fuga” de 2014, o resultado financeiro final seria ainda melhor. “Se os delegados brasileiros mantivessem sua participação tradicional, o festival teria obtido uma alta recorde de 25% em suas receitas na comparação com 2013”, assegura Painter.
Leão saudável
Uma parte importante do crescimento previsto para o Festival de Cannes em 2014 virá do novo evento Lions Health, que ocorre na sexta-feira 13 e no sábado 14. A quantidade de peças inscritas deve ser superior a 1,7 mil, 25% mais do inicialmente projetado. “Temos sido bastante ambiciosos em relação ao Lions Health. Muitas categorias tradicionais levaram anos para chegar a esse patamar”, comemora Painter.
A razão para a criação de um evento específico sobre a comunicação da indústria de saúde e bem-estar, que se mostra bem-sucedida, é a de que esse mercado não tem condições de concorrer em condições de igualdade com outros setores da economia em um festival de criatividade. “A regulamentação é muito forte e varia de país para país. Boa parte de um comercial desse setor é ocupado por avisos de contraindicação, não havia uma forma justa de concorrer com outras indústrias”, ressalta.
Graças ao sucesso do Lions Health, Cannes irá anunciar durante a edição de 2014 a criação de um novo evento desse tipo, voltado para outro segmento. Ventila-se a possibilidade de que seja voltado para a indústria da tecnologia, mas Painter não confirma. Outra novidade, que finalmente deve sair do papel, é a criação de um evento Lions no Brasil. A ideia não é instituir uma nova premiação, mas sim um espaço que proporcione a experiência do Festival de Cannes para quem não tem a oportunidade de ir até lá.
A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1.611, de 26 de maio de 2014, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets de Meio & Mensagem. Nos tablets, para acessar a edição, basta baixar o aplicativo nos sistemas iOS ou Android.
Confira abaixo reportagem da TV Meio&Mensagem sobre a perspectiva dos jurados brasileiros sobre a participação do País em Cannes, mesmo em ano de Copa do Mundo.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público