Comunicação

CBF ativa ‘Desperdiçômetro’ no Campeonato Brasileiro

Campanha leva ação de conscientização aos estádios em parceria com o Pacto Contra a Fome

i 25 de novembro de 2025 - 18h37

CBF se une ao Pacto Contra a Fome (Crédito: Divulgação)

CBF se une ao Pacto Contra a Fome (Crédito: Divulgação)

Em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a campanha “Jogue Contra o Desperdício”, do Pacto Contra a Fome, chegará aos estádios de futebol nesta 36ª rodada do Brasileirão.

No Brasil, levantamento do Pacto Contra a Fome com a consultoria Integration indica que 55 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados anualmente ao longo da cadeia produtiva, enquanto mais de 50 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar.

Desperdiçômetro

Entre os dias 25 e 30 de novembro, a iniciativa será exibida nas placas digitais antes do início das partidas e no intervalo dos jogos, além de ganhar conteúdo nas redes sociais e no site oficial da entidade.

A rodada começa na terça-feira, dia 25, com Atlético Mineiro x Flamengo e Grêmio x Palmeiras. Na quarta-feira, 26, a ação estará na partida entre Red Bull Bragantino x Fortaleza.

Na quinta-feira, 27, a ação acontece no jogo entre Fluminense x São Paulo e Juventude x Bahia, enquanto na sexta-feira, 28, será nas partidas entre Vasco da Gama x Internacional e Santos x Sport. No sábado, 29,  é a vez de Vitória x Mirassol e Ceará x Cruzeiro, e a rodada se encerra no domingo, 30, com Corinthians x Botafogo.

O Desperdiçômetro apresenta, em tempo real, a quantidade de alimentos desperdiçados durante a realização de atividades cotidianas, tornando o problema mais visível e relacionando o desperdício de alimentos à insegurança alimentar, que atinge milhões de brasileiros.

A campanha também inclui um filme estrelado pela ginasta Rebeca Andrade, além da TIA Contra a Fome, uma inteligência artificial disponível no WhatsApp que oferece dicas para evitar desperdício e sugere receitas criativas a partir dos ingredientes disponíveis em casa.