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Comunicação

Cenp encontra contratos fora das regras

Órgão vê indícios de relações fora das normas em 36% dos 100 contratos vistoriados em fevereiro em 10 grandes agências de São Paulo


7 de abril de 2014 - 3h07

Cerca de 100 contratos em 10 das maiores agências de São Paulo foram vistoriados em fevereiro pelas diligências do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) guiadas desde o mês passado pelo conceito de compliance. Destas, 64% estão de acordo com as regras do órgão. Entretanto, 36% das relações agências e anunciantes checadas poderão ser declaradas non-compliance.

Antes disso, passarão pelas novas instâncias do Conselho de Ética do Cenp, onde os envolvidos terão chances de se defender e de se adequar as normas-padrão.
A nova primeira instância no Conselho de Ética do Cenp é a Câmara de Conciliação e Mediação, na qual as partes podem fazer adequação dos contratos vigentes às normas-padrão e, assim, encerrar o processo. Não havendo acordo, o caso é encaminhado para a Câmara de Arbitragem e Conflitos Éticos. Há ainda uma terceira instância, que é o Colégio de Presidentes.

Cumprido esse rito, os cerca de 500 veículos e sete entidades de mídia filiados ao Cenp são comunicados de que aquela relação anunciante-agência está non compliance, mas essa comunicação não explicará os motivos, se por uma razão técnica ou comercial, por exemplo. A partir daí, fica a cargo do veículo definir se diminui ou não o desconto padrão (comissão) concedido à agência e relativo à compra de mídia daquele cliente.

As diligências do órgão prosseguem em março e abril por agências paulistas e depois seguem para Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Brasília. A meta é vistoriar 1.200 relações com clientes da iniciativa privada em 80 das maiores agências brasileiras em 2014. Contratos entre agências e anunciantes públicos não são vistoriadas, pois os órgãos governamentais e estatais já estão obrigados a obedecer a lei das licitações e contratações pela administra¬ção pública (12.232/2010).

Para ajudar agências e anunciantes a manterem suas relações comerciais dentro das normas, o Cenp lançou no mês passado o livro “Compliance e Proposições Éticas na Autorregulação da Publicidade”, que pode ser baixado gratuitamente no site (www.cenp.com.br)

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Antes disso, passarão pelas novas instâncias do Conselho de Ética do Cenp, onde os envolvidos terão chances de se defender e de se adequar as normas-padrão.
A nova primeira instância no Conselho de Ética do Cenp é a Câmara de Conciliação e Mediação, na qual as partes podem fazer adequação dos contratos vigentes às normas-padrão e, assim, encerrar o processo. Não havendo acordo, o caso é encaminhado para a Câmara de Arbitragem e Conflitos Éticos. Há ainda uma terceira instância, que é o Colégio de Presidentes.

Cumprido esse rito, os cerca de 500 veículos e sete entidades de mídia filiados ao Cenp são comunicados de que aquela relação anunciante-agência está non compliance, mas essa comunicação não explicará os motivos, se por uma razão técnica ou comercial, por exemplo. A partir daí, fica a cargo do veículo definir se diminui ou não o desconto padrão (comissão) concedido à agência e relativo à compra de mídia daquele cliente.

As diligências do órgão prosseguem em março e abril por agências paulistas e depois seguem para Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Brasília. A meta é vistoriar 1.200 relações com clientes da iniciativa privada em 80 das maiores agências brasileiras em 2014. Contratos entre agências e anunciantes públicos não são vistoriadas, pois os órgãos governamentais e estatais já estão obrigados a obedecer a lei das licitações e contratações pela administra¬ção pública (12.232/2010).

Para ajudar agências e anunciantes a manterem suas relações comerciais dentro das normas, o Cenp lançou no mês passado o livro “Compliance e Proposições Éticas na Autorregulação da Publicidade”, que pode ser baixado gratuitamente no site (www.cenp.com.br)

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Antes disso, passarão pelas novas instâncias do Conselho de Ética do Cenp, onde os envolvidos terão chances de se defender e de se adequar as normas-padrão.
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