Cresce pessimismo do mercado
Segundo estudo realizado pela ASBPM, profissionais de comunicação esperam menor crescimento no setor
Segundo estudo realizado pela ASBPM, profissionais de comunicação esperam menor crescimento no setor
Felipe Turlao
28 de abril de 2015 - 11h57
Estudo realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) para o Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (Forcon) mostra que o agravamento das insatisfações com o quadro político do País nos últimos meses, bem como a deterioração de indicadores econômicos, impactou negativamente nas expectativas de líderes da indústria de comunicação em relação ao crescimento do mercado em 2015.
A pesquisa foi realizada em duas ondas (dezembro de 2014 e março de 2015), ouvindo um total de 62 empresários. Em dezembro, 52% acreditavam que o faturamento do setor seria maior em 2015, e 19% declararam que seria menor. Em março, apenas 48% tinham uma visão otimista, contra 36% que já esperavam queda de faturamento. Em relação à rentabilidade, 71% dos entrevistados em março esperavam queda, contra 29% que achavam que seria igual.
Nenhum empresário ouvido pelo estudo acredita que vai aumentar. Em dezembro, havia um pouco de otimismo, com 13% acreditando em lucros maiores. Outro quesito avaliado foi o nível de investimentos das empresas. Antes, 32% previam uma diminuição em 2015, mas agora 55% pensam dessa forma. Já a oferta de emprego seria menor para 52% dos entrevistados em dezembro. Agora 81% pensam assim e nenhum empresário acha que a oferta vai crescer.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público