Dentsu faz oferta para grupo Aegis
Acordo chega ao montante de US$ 4,9 bilhões e coloca a Dentsu em posição de destaque no mercado ocidental e na esfera digital
Acordo chega ao montante de US$ 4,9 bilhões e coloca a Dentsu em posição de destaque no mercado ocidental e na esfera digital
Meio & Mensagem
12 de julho de 2012 - 9h00
A Dentsu vai comprar ao grupo britânico Aegis, o sétimo maior da publicidade mundial, por US$ 4,9 bilhões. As duas companhias anunciaram o negócio, o maior da história da Dentsu, nesta quinta-feira 12. Pelo acordo, a gigante japonesa comprará 48% das ações da Aegis. Os diretores do grupo de origem britânica já recomendaram por unanimidade que os acionistas aprovem a venda.
Para Jerry Buhlmann, CEO da Aegis, este será um acordo de transformação. "Juntos, somos o número um na região Ásia Pacífico, número dois na Europa Ocidental. Além de ser a rede de agências que mais cresce no os EUA e um líder em crescimento digital", disse. O discurso é ratificado pelo presidente e CEO da Dentsu, Tadashi Ishii, “Temos grandes ambições para uma rede de comunicação verdadeiramente focada no cliente global, construído na era digital, e estamos ansiosos para inovar ainda mais o nosso negócio e continuar a contribuir para os nossos clientes”. Os representantes afirmam que, somando os clientes, Dentsu Aegis incluem cerca de 75 das 100 maiores anunciantes do mundo.
Entenda a movimentação
A Dentsu é tradicionalmente conhecida como uma rede agência japonesa criada para servir clientes japoneses no país e no exterior, mas está tomando medidas para estabelecer pontos de apoio no exterior, uma vez que o Japão não enfrenta boas perspectivas para o crescimento a longo prazo. Para isso, estabeleceu a Dentsu Network West, liderada por Tim Andree, em outubro de 2010. Em abril de 2012, a unidade transformou-se em Dentsu Network, englobando todas as operações da Dentsu fora do Japão, inclusive as da Ásia, o que pode ser entendido como uma demonstração do aumento de relevância das lideranças ocidentais dentro da rede.
As notícias sobre uma possível compra da sétima maior holding da publicidade mundial ocorrem após uma série de aquisições em mercados-chave, como Estados Unidos, onde adquiriu a badalada McGarryBowen, além da 360i, Reino Unido, onde comprou a Steak Group e a Adjug, e Brasil, onde tem intenção de negociar a aquisição de uma agência de grande porte – A Fischer & Friends estaria em conversas – e comprou a LOV, maior agência digital independente disponível no mercado na ocasião.
Já o Aegis parece estar há algum tempo em busca de um comprador. Em agosto de 2011, com a venda da Synovate para a Ipsos, o grupo britânico focou-se em mídia e marketing digital – dando a entender que, com essa especialização, poderia fazer parte de uma holding maior (relembre análise aqui). Um pouco antes dessa movimentação, o grupo consolidou sua participação no Brasil, garantindo seu espaço em um País importante para qualquer grande grupo de publicidade.
Desta forma, caso seja concluída a negociação de compra do Aegis pela Dentsu, a empresa britânica finalizaria um plano que começou a ser executado em 2011. Quem pode ter muito a comemorar com a negociação é Vincent Bolloré, maior acionista do Aegis, com 15% de participação, que corresponde US$ 827 milhões. Ele é também chairman do grupo francês Havas, o sexto maior do mundo. Por diversas vezes, Bolloré tentou assumir o controle da holding britânica, mas foi impedido, principalmente, por ter a mesma condição em um grupo rival.
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