Dercy Gonçalves ressurge em holograma para promover Popeyes
Rede de frango frito do Burger King utilizou imagem e simulação de voz da atriz para promover a marca em campanha criada pela F.biz

Holograma de Dercy Gonçalves projetado em uma das lojas da rede Popeyes (Crédito: Reprodução)
A rede Popeyes, de propriedade do Burger King, lançou nesta segunda-feira, 25, uma campanha com o holograma da atriz Dercy Gonçalves, falecida em 2008, para promover a marca. O vídeo simula a voz de Dercy e relembra seu jeito irreverente para exaltar o “frango frito f#&*” slogan da marca.
Na campanha, criada pela F.biz, Dercy interage com o público da loja do Internacional Shopping Guarulhos para explicar sobre o processo de 12 horas de marinação do frango frito. A ação se transformou em um vídeo que foi lançado neste segunda-feira, 25, nos perfis de Popeyes nas redes sociais.
Para recriar a atriz, o ator Fred Mascarenhas teve sua voz e seus movimentos faciais e corporais captados e Dercy foi recriada em formato holograma. “Ressuscitamos a Dercy por meio de um processo que envolveu holografia, mock-up 3D e mapeamento dos movimentos do corpo do Fred, que a imitou e deu vida à nossa ação”, explica Alessandro Bernardo, vice-presidente de criação da F.biz.
Um dos vídeos, publicados no Twitter, gerou comentários negativos. Usuários do microblog afirmam que a peça é “infeliz utilizando alguém já falecido”. “Popeyes Brasil mas só tem em São Paulo. Cardápio parece muito bom, pena essa propaganda absurda com a Dercy sem sentido nenhum. Mas dá tempo de apagar!”, diz um dos comentários.
Ela voltou lá da p#t@ que p@ri* só para experimentar o único frango frito f#&* que fica 12 horas marinando. #Dercy12h pic.twitter.com/e3fqSWjzRs
— Popeyes Brasil (@popeyesbrasil) 25 de março de 2019
Sobre a repercussão, em comunicado enviado ao Meio & Mensagem, a marca afirma que a escolha foi acertada. “Como na maioria das campanhas, há sempre elogios e críticas. E tanto Popeyes quanto a F.biz estão certos que acertaram na escolha da atriz Dercy Gonçalves devido a sua irreverência e espontaneidade. A campanha foi testada previamente com focus group e a ideia foi bem aceita. Além disso, todo o material foi aprovado pela família”.
No Brasil desde outubro de 2018, a rede Popeyes, comprada pelo Burger King em 2017, iniciou, em fevereiro deste ano, uma nova fase de expansão. A estimativa é abrir entre 15 e 20 lojas até o fim de 2019, com foco inicialmente em São Paulo. Em entrevista ao Meio & Mensagem, Ariel Grunkraut, diretor de vendas e marketing do Burger King Brasil, ressaltou o desafio atual da marca de tornar-se conhecida.

Vídeos em ASMR: use com moderação
“Como uma nova marca no mercado, precisamos criar conversas de forma ágil para não perder o interesse do nosso público, ao mesmo tempo em que construímos nossos principais diferenciais de forma clara. Importante ressaltar que nunca podemos perder de vista o posicionamento que as marcas têm e que as diferenciam, tanto aqui no Brasil como no mundo todo”, disse Ariel quando questionado se a marca absorveria o estilo irreverente de Burger King.