Dove “hackeia” filtros no Instagram para lançar linha de skin care
Marca alerta para uso excessivo de filtros para disfarçar inseguranças com a pele, mas reforça que a solução está no tratamento
Em mais uma de suas ações contra o uso de filtros em redes sociais, a Dove decidiu invadir alguns filtros no Instagram para o lançamento da linha Dove Regenerative, de cuidados para a pele.
Ao tentar usar filtros de Instagram selecionados pela marca, as usuárias vão se deparar com um alerta de Dove sobre o uso excessivo de filtros por mulheres. Em seguida, a marca apresenta a linha para que as usuárias tratem suas inseguranças com os produtos, ao invés de disfarçar com os filtros.

Dove se manifesta contra o uso de filtros desde 2023 (Crédito: Divulgação)
A Soko/Droga5 SP desenvolveu a campanha, que conta com um filme previsto para a próxima semana, e ação com influenciadores. A marca e agência selecionaram os filtros Goxxtosa, Muito Bela, Chic, Crespa e Maravilhosa, Thata Huji, Plant, Thata Vintage, De Milhões e Thata Glow.
De acordo com a Dove, a apropriação dos filtros reforça a missão da marca em promover uma relação mais positiva com a aparência. Além disso, a ação sublinha que os filtros não tratam os problemas de pele ou incômodos das usuárias.
Esse é um assunto na agenda da Dove desde o ano passado. Em 2023, o Cannes Lions premiou a campanha “Turn your back” com um Grand Prix na categoria Media. A campanha, da Ogilvy UK para a Dove, aborda o tema da saúde mental através do uso de filtros de mídias sociais que modificam a aparência.
No Brasil, a marca contratou Paolla Oliveira e cinco artistas e influenciadoras para que elas não usem filtros ou edições em suas fotos publicadas online.