Garoto-propaganda e ícone pop: outras faces de Stephen Hawking
Com senso de humor peculiar, cientista foi parceiro de diversas marcas e chegou a ser tema de música e de episódios do Simpsons
Garoto-propaganda e ícone pop: outras faces de Stephen Hawking
BuscarGaroto-propaganda e ícone pop: outras faces de Stephen Hawking
BuscarCom senso de humor peculiar, cientista foi parceiro de diversas marcas e chegou a ser tema de música e de episódios do Simpsons
Meio & Mensagem
14 de março de 2018 - 16h53
Stephen Hawking, renomado físico britânico, morreu nesta quarta-feira, 14 de março, aos 76 anos, após décadas de luta contra a esclerose lateral amiotrófica. Além de um cientista conhecido por explorar e interpretar o universo, Hawking foi um eficiente garoto-propaganda e um ícone da cultura pop, tendo sido imortalizado até mesmo em episódios de Os Simpsons.
Com sua voz sintetizada e a cadeira de rodas, ele foi uma escolha marcante para anunciantes como Jaguar, Intel e para o projeto Save the Children. Seu conhecido senso de humor fez dele uma aposta para as marcas tentarem coisas novas.
Em 2016, por exemplo, Hawking estrelou a campanha “British Villains”, para a Jaguar – que foi dirigida por Tom Hooper, mesmo diretor do premiado filme O Discurso do Rei. No filme, Hawking interpretou um intelectual maligno. O físico postou o comercial em seu Facebook com a mensagem: “Vocês todos me conhecem como o Professor Stephen Hawking, o físico que batalha com os grandes conceitos de tempo e espaço. Mas há um outro lado meu que vocês não conhecem: o ator Stephen Hawking. Eu sempre quis estar em um filme como um típico vilão britânico. E, agora, obrigada a Jaguar por tornar meu sonho realidade”. Relembre:
Hawking também apareceu em um comercial da empresa de apostas britânica Paddy Power, em 2014. Na ocasião, ele usou seus conhecimentos como físico para mensurar a probabilidade da Inglaterra vencer a Copa do Mundo daquele ano.
Há, ainda, um lado mais sério de seus trabalhos como garoto-propaganda. Uma das primeiras aparições de Hawking foi em um filme para a companhia de Telecom BT, em 1993, no qual ele destacou a importância da comunicação. “Tudo o que precisamos é continuar falando”, dizia.
https://www.youtube.com/watch?v=RTxi5B5_Kgg
Em um comercial de 1999 da varejista ótica Specsavers, Hawking falou sobre as questões do universo e o quanto a visão dele era importante para estudá-lo. Mais recentemente, ele apareceu em um anúncio da empresa de saúde sueca Gen-Pep, alertando sobre os perigos da obesidade. Já para a Save the Children, o físico emprestou sua voz para crianças afetadas pela guerra na Síria.
https://www.youtube.com/watch?v=-YKlr1Sq-jE
Hawking também celebrou sua relação com a Intel, que forneceu a tecnologia para seu sistema de voz computadorizada, em um comercial feito em 2014:
Como ícone cultural, ele fez participações memoráveis como convidado (e personagem) de programas de TV como Os Simpsons, The Big Bang Theory, Futurama e Star Trek – neste último, participou como um holograma. A banda de rock Pink Floyd usou sua voz nas faixas Keep Talking e Talkin’ Hawkin.
https://www.youtube.com/watch?v=OH8s4N15zdg
Já bem tarde em sua carreira, foi imortalizado por Hollywood. Em 2014, ele se tornou o tema do filme A Teoria de Tudo, pelo qual o ator que o interpretou, Eddie Redmayne, conquistou a estatueta do Oscar.
Com informações do Advertising Age
(Crédito da imagem no topo: Scyther%/iStock)
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público