Heineken tem comercial banido no Reino Unido
Campanha deixa a entender que cerveja Kronenbourg 1664 é fabricada na França, quando na verdade, é fabricada no Reino Unido
Heineken tem comercial banido no Reino Unido
BuscarHeineken tem comercial banido no Reino Unido
BuscarCampanha deixa a entender que cerveja Kronenbourg 1664 é fabricada na França, quando na verdade, é fabricada no Reino Unido
Meio & Mensagem
12 de fevereiro de 2014 - 2h11
A Heineken teve um comercial banido no Reino Unido pela ASA (Advertising Standards Authority). O motivo é a informação inverídica sobre a origem da cerveja da marca, Kronenbourg 1664. Criado pela Ogilvy&Mather o filme apela para o DNA francês presente na cerveja, entretanto o produto é fabricado no Reino Unido. Entre as frases da campanha estão "If you find a better tasting French beer, we’ll eat our berets” (“Se você encontrar uma cerveja francesa melhor que essa, nós vamos comer nossas boinas” – em tradução livre).
O filme é estrelado pelo jogador de futebol Eric Cantona, que é francês, mas que se tornou estrela do futebol inglês na década de 90. As cenas mostram Cantona passando despercebido no local onde é feito a cerveja, enquanto os fazendeiros e produtores é que estão rodeados de supermodelos. A agência Ogilvy & Mather até criou uma conta no Twitter para o alter ego de Cantona, trata-se do @pascalthefarmer, mas que não está mais funcionando.
Os anúncios apresentam letras muito pequenas informando que Kronenbourg 1664 é fabricada no Reino Unido, mas o ASA achou que isso foi o suficiente, e decidiu que a ênfase na conexão com a França levaria os consumidores a acreditar que todo o processo de fabricação da cerveja ocorreu no país francês.
A Heineken, por sua vez, argumentou que a cerveja tinha "caráter" francês devido ao uso do lúpulo Strisselpalt (um de uma variedade de lúpulos utilizados na receita), que de fato vem da região francesa da Alsácia. Em sua defesa, a cervejaria também apontou que os anúncios dizem que Kronenbourg 1664 é fabricada no Reino Unido. Mesmo assim a ASA optou por banir os anúncios.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público