Assinar

JWT aponta tendências globais para 2012

Buscar

JWT aponta tendências globais para 2012

Buscar
Publicidade
Comunicação

JWT aponta tendências globais para 2012

Pelo sétimo ano seguido, unidade JWT Intelligence divulga sua lista de dez tendências com base em pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas durante o ano


6 de dezembro de 2011 - 5h46

Adivinhar o futuro nunca foi uma arte reconhecida pela ciência, mas apontar tendências baseadas em estudos sempre traz resultados interessantes. Pelo sétimo ano consecutivo, a JWT através de sua unidade Intelligence apresenta as principais tendências para 2012 que devem impactar ou influenciar de forma significativa as mentes e o comportamento do consumidor ao longo do próximo ano. A projeção de um cenário de incertezas econômicas, novas tecnologias e a ideia de que o compartilhamento de responsabilidades estão no centro das novas tendências, aponta o estudo da JWT para o próximo ano. As previsões indicam que o atual cenário da economia fará com que as marcas abram novos pontos de contato com consumidores mais sensíveis aos custos. A “nova normalidade” para esses consumidores terá longa duração. Simultaneamente, os tempos difíceis vão criar um empreendedorismo sem precedentes, com a chamada “geração perdida” de jovens se tornando um grupo com habilidades únicas para criar suas próprias oportunidades.

As principais tendências apontadas na pesquisa tratam dos temas comida, casamento e acaso. Também há tópicos dedicados à navegação do novo normal, "viver um pouco", geração Go, a ascensão do valor compartilhado, interatividade com as telas, a celebração do envelhecimento e objetivando objetivos. “Com nossas previsões anuais, temos como objetivo de ajudar a inspirar ideias além das marcas, categorias e convenções dos consumidores. Queremos identificar oportunidades que possam incrementar os negócios”, afirma Ann Mack, diretora de tendências da JWT. “As tendências, como qualquer fenômeno humano complexo e dinâmico, não são pré-ordenadas. Assim que forem identificadas , podem ser formatadas”, conclui Ann. A íntegra do estudo está disponível no site www. JWTIntelligence.com. 

Veja detalhes das dez tendências apontadas pela JWT Intelligence:

Comida, a nova questão ecológica – O impacto ambiental de nossas escolhas alimentícias vai se tornar uma preocupação mais proeminente na medida em que os stakeholders — marcas, governo e organizações ativistas — aumentem a conscientização em torno da questão e repensem como a comida é feita e vendida. Na medida em que algumas regiões do planeta lutam contra a redução da oferta de comida e com a escalada nos preços, algumas atitudes mais inteligentes com o tema comida serão incorporadas ao manual verde de “melhores práticas”.

Reengenharia do acaso – Com os nossos mundos individuais se tornando mais personalizados e nichados – assim como os tipos de conteúdo, experiências e pessoas com as quais somos expostos se tornem mais restritos — uma maior ênfase será dada em se reintroduzir acaso, descoberta, inspiração e pontos de vista diferentes em nossas vidas.

Casamento opcional – Um crescente grupo de mulheres está trilhando uma rota alternativa de vida, na qual o casamento não é um cruzamento obrigatório. Tanto no Ocidente, onde essa tendência cresce, quanto no Oriente onde começa a embalar, o conceito “felizes para sempre” começa a se redefinir como um lar de uma pessoa, acompanhada ou vivendo em maternidade solteira. 

Navegando a nova normalidade – Na medida em que o “o novo normal” se torna um normal prologado no novo mundo desenvolvido e engajado, mais marcas em mais categorias vão abrir novos pontos de contato com consumidores mais sensíveis ao custo. Os profissionais de marketing vão encontrar novas oportunidades de criar ofertas mais reduzidas, tamanhos menores e e outras formas mais acessíveis de seus produtos e serviços. 

"Viva um pouco" – Com constantes lembretes sobre o que fazer – exercícios físicos e alimentação melhor – e não fazer – fumar e gastar demais – e fatigado por anos de austeridade, os consumidores vão buscar formas de viver sem ter que abrir mão de tantas coisas. As pessoas tem praticado mais o auto-controle e ao mesmo tempo "se soltam" de vez em quando se permitindo alguns deslizes.

Geração Go – Enquanto muitas pessoas do mundo desenvolvido se consideram injustiçadas pelas circunstâncias, muitas estão encontrando boas oportunidades no cenário adverso. Um exemplo disso é o crescente índice de entrevistados nos EUA (25% em 2009 e agora 50% em 2011) que afirmam estarem dispostos a abrir seu próprio negócio caso perdessem seus empregos e /ou tivessem dificuldade em recolocação.

Valor compartilhado em alta – Em vez de apenas fazer doações às boas causas, algumas corporações estão começando a mudar seu modelo de negócios, integrando questões sociais à base de suas estratégias. O objetivo é criar valores compartilhados, um conceito que reflete a crescente percepção de que a geração de lucro e a busca pelo progresso social não são metas exclusivas. 

Interação com telas – Mais superfícies planas estão se tornando telas, cada vez mais interativas. Essas telas são tocadas, gesticuladas e parceiras de diálogo com frequência crescente, tornando-se parcerias inseparáveis do dia a dia. Essa tendência abre novas fronteiras para a informação, engajamento e motivação dos consumidores.

Celebração do envelhecimento – As percepções polulares sobre envelher estão ganhando novos contornos. Hoje em dia, com avanços da medicina e mudanças demográficas e culturais, pessoas de todas as idades estão incorporando visões mais otimistas sobre envelhecer.

"Objetivando objetivos" – A substituição de objetos tradicionais por equivalentes digitais está fazendo com que as pessoas criem fetiches sobre o que é físico e tátil. O resultado disso é uma maior oferta de “objetos motivacionais”, que trazem benefícios táteis, valorizando a propriedade digital. Um exemplo disso são os aplicativos que ajudam a criar cartões postais virtuais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público