Leica, Volks e Nivea: clientes mais premiados
Ranking M&M soma desempenho nas 17 principais premiações publicitárias globais, regionais e nacionais de 2015
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Alexandre Zaghi Lemos
2 de março de 2016 - 7h53
Publicado pelo sétimo ano consecutivo, o Ranking Meio & Mensagem compila o desempenho de campanhas, agências, anunciantes e produtoras brasileiras nas 17 principais premiações publicitárias globais, regionais e nacionais. As listas referentes a 2015 comprovam a boa performance das dobradinhas formadas pela F/Nazca S&S com a Leica, e pela AlmapBBDO com a Volkswagen. Clique aqui para ver o ranking de Agências, e confira mais abaixo o de Anunciantes.
Com o objetivo de oferecer ao mercado um retrato único do desempenho brasileiro nas principais premiações do setor, o Ranking Meio & Mensagem considera os festivais internacionais de Cannes, Londres, Nova York, Clio, One Show, D&AD, Art Director’s Club e IF Design; os ibero-americanos Wave, El Ojo e Fiap; e os nacionais Effie Brasil, Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano, Prêmio Abril, Prêmio Abemd e Ampro Globes Awards (confira a metodologia detalhada mais abaixo).
O levantamento aponta Leica, Volswagen e Nivea como os Anunciantes mais premiados de 2015. Veja quadro completo abaixo:
|
Anunciante
|
Pontos
|
GPs
|
Ouros
|
Pratas
|
Bronzes
|
1º
|
LEICA STORE
|
3.491
|
6
|
29
|
17
|
9
|
2º
|
VOLKSWAGEN
|
1.899
|
3
|
10
|
15
|
14
|
3º
|
NIVEA
|
858
|
|
5
|
7
|
5
|
4º
|
SPORT CLUBE RECIFE
|
689
|
|
5
|
5
|
2
|
5º
|
GRAACC
|
612
|
1
|
4
|
3
|
4
|
6º
|
HP
|
604
|
|
3
|
6
|
2
|
7º
|
TRAMONTINA
|
550
|
|
4
|
3
|
4
|
8º
|
PINACOTECA
|
542
|
|
4
|
6
|
3
|
9º
|
FIAT CHRYSLER
|
526
|
1
|
3
|
2
|
8
|
10º
|
MARS
|
481
|
1
|
2
|
4
|
6
|
11º
|
BAYER
|
392
|
|
5
|
2
|
1
|
CNA IDIOMAS
|
392
|
1
|
2
|
1
|
5
|
|
13º
|
ALPARGATAS
|
379
|
|
1
|
3
|
8
|
14º
|
COMISSÃO DE POLÍTICA SOBRE DROGAS
|
377
|
|
3
|
1
|
3
|
15º
|
SOL DE JANEIRO
|
339
|
1
|
2
|
2
|
1
|
16º
|
EDITORA TODAS AS CULTURAS
|
335
|
|
|
4
|
6
|
17º
|
FORD
|
332
|
|
2
|
1
|
9
|
18º
|
SONY
|
322
|
|
1
|
3
|
3
|
19º
|
GETTY IMAGES
|
271
|
|
|
4
|
2
|
20º
|
FUNDAÇÃO ABRINQ
|
259
|
|
1
|
4
|
|
21º
|
GRUPO DE INCENTIVO À VIDA
|
252
|
|
3
|
1
|
1
|
22º
|
CASA REX
|
246
|
|
3
|
|
1
|
23º
|
BAUDUCCO
|
241
|
|
|
6
|
1
|
24º
|
MASP
|
234
|
|
1
|
2
|
3
|
25º
|
MAN LATIN AMERICA
|
233
|
|
|
2
|
4
|
26º
|
FREDDO
|
225
|
|
|
3
|
|
27º
|
RECORD COLLECTION
|
219
|
|
1
|
2
|
3
|
28º
|
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
|
215
|
|
2
|
2
|
1
|
29º
|
LOJAS MARISA
|
214
|
1
|
1
|
3
|
2
|
30º
|
HEINEKEN
|
210
|
|
2
|
2
|
5
|
31º
|
REVISTA RUNNER’S
|
202
|
|
3
|
|
2
|
32º
|
JOHNSON & JOHNSON
|
192
|
|
1
|
2
|
1
|
33º
|
NISSIN-AJINOMOTO
|
192
|
|
|
1
|
4
|
34º
|
ANISTIA INTERNACIONAL
|
190
|
|
|
3
|
1
|
35º
|
AMBEV
|
170
|
|
1
|
|
6
|
36º
|
ESPN
|
169
|
|
1
|
1
|
1
|
37º
|
NATURA
|
168
|
|
4
|
|
|
38º
|
HOSPITAL AMARAL CARVALHO
|
161
|
|
1
|
|
2
|
39º
|
AUDI
|
157
|
|
|
3
|
2
|
40º
|
JEEP
|
155
|
|
1
|
|
5
|
41º
|
HONDA AUTOMÓVEIS
|
154
|
|
2
|
4
|
|
42º
|
D&AD
|
146
|
|
1
|
1
|
1
|
43º
|
NEYMAR JR.
|
145
|
|
2
|
1
|
|
44º
|
AVON
|
140
|
|
10
|
|
|
45º
|
BILLBOARD
|
137
|
|
|
2
|
2
|
46º
|
REVISTA GO OUTSIDE
|
136
|
|
1
|
2
|
|
47º
|
L&PM
|
135
|
|
|
1
|
2
|
48º
|
PHILIPS
|
131
|
|
1
|
2
|
|
49º
|
O BOTICÁRIO
|
130
|
1
|
1
|
|
|
PIRELLI
|
130
|
|
4
|
1
|
2
|
|
51º
|
ABTO
|
129
|
|
|
|
4
|
CVV
|
129
|
|
2
|
|
1
|
|
53º
|
SHOPPING SP MARKET
|
116
|
|
|
1
|
2
|
54º
|
IBM
|
115
|
|
2
|
|
2
|
55º
|
BUZINA GOURMET FOOD TRUCK
|
112
|
|
|
1
|
2
|
56º
|
INSTITUTO ALANA
|
110
|
|
1
|
1
|
|
57º
|
INSTITUTO BRINCANTE
|
106
|
|
1
|
|
1
|
58º
|
MIX BRASIL
|
105
|
|
1
|
|
|
59º
|
CLUBE DE CRIAÇÃO
|
104
|
|
|
2
|
1
|
60º
|
MCDONALD’S
|
102
|
|
1
|
2
|
|
61º
|
BPP PUBLICAÇÕES
|
101
|
|
1
|
|
2
|
VISA
|
101
|
|
|
2
|
2
|
|
63º
|
UNILEVER
|
99
|
|
|
1
|
3
|
64º
|
BURGER KING
|
98
|
|
1
|
|
|
GLOBONEWS
|
98
|
|
7
|
|
|
|
66º
|
RECLAME AQUI
|
96
|
|
|
1
|
1
|
67º
|
AFROREGGAE
|
88
|
|
|
1
|
2
|
68º
|
GRUPO PETRÓPOLIS
|
85
|
|
|
1
|
1
|
POSTO IPIRANGA
|
85
|
|
|
1
|
1
|
|
70º
|
TENDAL GRILL
|
84
|
|
1
|
|
|
71º
|
PHILIPS WALITA/INSINUANTE.COM
|
80
|
|
|
1
|
1
|
72º
|
VIVO
|
79
|
|
2
|
1
|
|
73º
|
NETSHOES
|
76
|
|
|
1
|
1
|
74º
|
FMA BRASIL
|
75
|
|
|
1
|
|
ITAÚ UNIBANCO
|
75
|
|
|
3
|
|
|
SARAIVA
|
75
|
|
|
1
|
|
|
TEKBOND
|
75
|
|
|
1
|
|
|
78º
|
MONDELEZ
|
72
|
|
3
|
1
|
|
79º
|
BOEHRINGER INGELHEIM
|
71
|
|
1
|
|
1
|
80º
|
BRIGADERIA
|
70
|
|
1
|
|
|
CETRA
|
70
|
|
1
|
|
|
|
ESCOLA VIVA
|
70
|
|
1
|
|
|
|
GRECO DESIGN
|
70
|
|
1
|
|
|
|
IDOL
|
70
|
|
1
|
|
|
|
JADE
|
70
|
|
1
|
|
|
|
N OFFICE
|
70
|
|
1
|
|
|
|
RONA EDITORA
|
70
|
|
1
|
|
|
|
SISTEMA FIEMG
|
70
|
|
1
|
|
|
|
89º
|
CASA DO ZEZINHO
|
66
|
|
|
|
2
|
DR SCHOLL’S
|
66
|
|
|
|
2
|
|
91º
|
GATORADE
|
64
|
|
|
1
|
1
|
WAZE
|
64
|
|
|
1
|
1
|
|
93º
|
CIA CACIQUE DE CAFÉ SOLÚVEL
|
60
|
|
|
|
2
|
DUCOCO
|
60
|
|
|
|
2
|
|
EASY WAY LANGUAGE CENTER
|
60
|
|
|
|
3
|
|
FEDERAÇÃO DE AMOR EXIGENTE
|
60
|
|
|
1
|
|
|
LIVRARIA DA VILA/CESTA NOBRE
|
60
|
|
|
1
|
|
|
TIGRE
|
60
|
|
1
|
1
|
|
|
99º
|
LIVRARIA CULTURA
|
56
|
|
1
|
|
|
PANAMERICANA ESCOLA DE ARTE
|
56
|
|
|
1
|
1
|
|
SISTEMA JORNAL DO COMMERCIO
|
56
|
|
4
|
|
|
|
102º
|
CATERPILLAR
|
55
|
|
|
1
|
1
|
TAM
|
55
|
|
|
1
|
1
|
|
104º
|
EDITORA ABRIL
|
50
|
|
1
|
|
2
|
105º
|
CAMISARIA COLOMBO
|
49
|
|
1
|
|
|
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
|
49
|
|
1
|
|
|
|
OI
|
49
|
|
2
|
|
|
|
WAVE FOR WATER
|
49
|
|
1
|
|
|
|
109º
|
ADIDAS
|
46
|
|
|
1
|
1
|
110º
|
CACAU SHOW
|
45
|
|
|
|
1
|
CARTABRANCA
|
45
|
|
|
|
1
|
|
DE CABRON
|
45
|
|
|
|
1
|
|
EMS
|
45
|
|
|
|
1
|
|
FLYING PET
|
45
|
|
|
|
1
|
|
INSTITUTO AKATU
|
45
|
|
|
|
1
|
|
MITSUBISHI MOTORS
|
45
|
|
|
|
1
|
|
MIXBRASIL
|
45
|
|
|
|
1
|
|
NEXTEL
|
45
|
|
|
1
|
1
|
|
PERNOD RICARD/ONG SINGULARES
|
45
|
|
|
|
1
|
|
SANTA CASA DE SÃO PAULO
|
45
|
|
|
|
1
|
|
121º
|
BRADESCO SEGUROS
|
42
|
|
1
|
|
|
LATISPOTS
|
42
|
|
|
|
2
|
|
123º
|
MASTER BLENDERS
|
40
|
|
|
1
|
|
MERCEDES-BENZ
|
40
|
|
|
1
|
|
|
125º
|
NIKE
|
39
|
|
|
|
2
|
126º
|
FORBES BRAZIL
|
36
|
|
|
|
1
|
PEPSICO
|
36
|
|
|
|
2
|
|
TRANSAMÉRICA E FF ENGLISH
|
36
|
|
|
|
1
|
|
129º
|
ALGAR TELECOM
|
35
|
|
1
|
|
|
ATX-BA
|
35
|
|
1
|
|
|
|
BONPRIX
|
35
|
|
1
|
|
|
|
CENTRO UNI. BARÃO DE MAUÁ
|
35
|
|
1
|
|
|
|
COLÉGIO MASTER
|
35
|
|
1
|
|
|
|
CORREIOS
|
35
|
|
1
|
|
|
|
UNIMED SANTA CATARINA
|
35
|
|
1
|
|
|
|
FLORES ONLINE
|
35
|
|
1
|
|
|
|
FÓRUM MUNDIAL MEIO AMBIENTE
|
35
|
|
1
|
|
|
|
IGUATEMI SALVADOR
|
35
|
|
1
|
|
|
|
INSTITUTO MARIA DA PENHA
|
35
|
|
1
|
|
|
|
JORNAL O TEMPO
|
35
|
|
1
|
|
|
|
PAULO COELHO
|
35
|
|
|
1
|
|
|
RENNER
|
35
|
|
1
|
|
|
|
SAFERNET
|
35
|
|
1
|
|
|
|
ÓTICAS CAROL
|
35
|
|
1
|
|
|
|
145º
|
MOTOROLA
|
30
|
|
|
1
|
|
TATTOO ART MAGAZINE
|
30
|
|
|
|
2
|
|
TIM
|
30
|
|
|
1
|
|
|
148º
|
KISS FM
|
29
|
|
1
|
|
1
|
149º
|
JBS
|
28
|
|
2
|
|
|
MANDIC CLOUD SOLUTIONS
|
28
|
|
2
|
|
|
|
VOLVO
|
28
|
|
2
|
|
|
|
152º
|
ELETROLUX
|
25
|
|
|
1
|
|
TELEFÔNICA VIVO
|
25
|
|
|
1
|
|
|
154º
|
LAUNDROMAT
|
24
|
|
|
|
1
|
LEMONADE FILMS
|
24
|
|
|
|
1
|
|
MIZUNO
|
24
|
|
|
|
1
|
|
MTV
|
24
|
|
|
|
1
|
|
NISSAN
|
24
|
|
|
|
1
|
|
PENGUIN/CIA. DAS LETRAS
|
24
|
|
|
|
1
|
|
WAVE
|
24
|
|
|
|
1
|
|
161º
|
100% IDEIAS
|
21
|
|
|
|
1
|
ADOTE UM VIRA LATA
|
21
|
|
|
|
1
|
|
BENEFICÊNCIA PORTUGUESA
|
21
|
|
|
|
1
|
|
BRASIL KIRIN
|
21
|
|
|
|
1
|
|
BRASTEMP
|
21
|
|
|
|
1
|
|
CENTRO CULTURAL B_ARCO
|
21
|
|
|
|
1
|
|
CONVERSE BRASIL
|
21
|
|
|
|
1
|
|
GUITAR PLAYER
|
21
|
|
|
|
1
|
|
MENOS UM LIXO
|
21
|
|
|
|
1
|
|
SANTA CASA DE PORTO ALEGRE
|
21
|
|
|
|
1
|
|
171º
|
DETRICH
|
15
|
|
|
|
1
|
SMILES
|
15
|
|
|
|
1
|
|
TURNER INTERNACIONAL BRASIL
|
15
|
|
|
|
1
|
|
174º
|
BATERIAS MOURA
|
14
|
|
1
|
|
|
BMW GROUP BRASIL
|
14
|
|
1
|
|
|
|
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
|
14
|
|
1
|
|
|
|
CASA HOPE
|
14
|
|
1
|
|
|
|
COCA-COLA
|
14
|
|
1
|
|
|
|
COSTA DO SAUÍPE
|
14
|
|
1
|
|
|
|
CREDICARD
|
14
|
|
1
|
|
|
|
DIRECIONAL ENGENHARIA
|
14
|
|
1
|
|
|
|
DISCOVERY NETWORKS
|
14
|
|
1
|
|
|
|
FORÇA DO BEM
|
14
|
|
1
|
|
|
|
GLOBO COMUNICAÇÃO
|
14
|
|
1
|
|
|
|
HARLEY-DAVIDSON
|
14
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UNESC
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Como o Ranking M&M é feito
Para cada troféu conquistado por campanhas desenvolvidas por agências atuantes no Brasil nos eventos incluídos no Ranking Meio & Mensagem é atribuída a pontuação de 10 para Grand Prix, 7 para Ouro, 5 para Prata e 3 para Bronze.
Além disso, cada um dos 17 festivais considerados tem um peso específico, que leva em conta a abrangência dos eventos, com os globais mais valorizados; o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro; e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos.
Os pesos de cada evento são: Festival de Cannes (peso 15); D&AD e One Show (peso 14); Art Director’s Club, Clio, Festival de Londres e Festival de Nova York (peso 12); IF Design (peso 10); Wave Festival in Rio (peso 8); El Ojo e Fiap (peso 7); Effie Brasil (peso 6); Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano e Prêmio Abril (peso 5); e Prêmio Abemd e Ampro Globes Awards (peso 2).
Mesmo nos festivais considerados, nem todos os troféus são contabilizados. Recebem privilégio os prêmios que melhor se enquadram nas 11 áreas do Ranking Meio & Mensagem: Film, Radio, Digital, Press, Outdoor, Direct, Promo, Design, PR, Integrated e Big Idea.
Sendo assim, do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, não participam as áreas Media, Creative Data, Creative Effectiveness, Branded Content & Entertainment, Innovation, Product Design, Glass Lion, Health & Wellness, Pharma, Product Design e Grand Prix for Good além do Young Lions. Nos demais festivais, as áreas não contabilizadas são: D&AD (Art Direction, Book Design, Branding, Product Design, Spatial Design, Crafts for Advertising, White Pencil, Writing for Advertising e Writing for Design e Music Videos); One Show (Advertising – Innovation – Print, Advertising – Green Pencial, Advertising – Experiential, Advertising – No-broadcast, IP & Products e Branded Entertainment); Clio Awards (Engagement, Branded Entertainment & Content, Content & Contact e Innovative Media, Music Film e Music Events/Engagement); Festival de Londres (Billbord, Music Video, Music & Sound, Branded Entertainment, Production & Post-Production, No-Traditional, The New e Of The Year Awards); Art Director’s de New York (Phothography, Motion e Illustration); Festival de Nova York (Avant-Garde, Branded – Entertainment e Creative Marketing Effectiveness); El Ojo de Iberoamérica (Sustentable, Postales, Sports, Producción Gráfica, Producción Audiovisual, Idea Latina, Eficacia, Contenido, Media e Innovación); Festival Ibero-americano de Publicidade (Innovación en Medios, Creatividad Efectiva e Creatividad independendiente em Redes Sociales além da área técnica de Producción Audiovisual); Anuário do Clube de Criação (Estrela Preta, Estrela Verde, Branded Content e Filmes para outras telas); Prêmio Abril de Publicidade (Melhor Utilização Criativa do Meio Revista, Grand Prix de Mídia, Mídia Revista e Jovens Criativos); Prêmio Abemd, da Associação Brasileira de Marketing Direto (Programa BtoC, Call Center/Contact Center, CRM/Database/Loyalty e Prêmio Correios); e Ampro Globes Awards, promovido pela Associação de Marketing Promocional (prêmios especiais); IF Design (Product Design); Wave (Green Wave e Branded Content).
Em todos os casos, não são considerados categorias voltadas a estudantes e prêmios especiais, como Agência do Ano. São considerados apenas os troféus atribuídos a campanhas.
A compilação e checagem dos dados é feita pela área de Anuários do Grupo Meio & Mensagem.
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