Marcas abraçam rivalidade entre Brasil e Argentina
Seleções disputam a semifinal da Copa América de futebol; lista relembra campanhas que utilizaram a temática em sua comunicação
Marcas abraçam rivalidade entre Brasil e Argentina
BuscarMarcas abraçam rivalidade entre Brasil e Argentina
BuscarSeleções disputam a semifinal da Copa América de futebol; lista relembra campanhas que utilizaram a temática em sua comunicação
Renato Rogenski
2 de julho de 2019 - 12h08
Nesta terça-feira, 2, a partir das 21h30, a bola rola pela Copa América na partida entre Brasil e Argentina, uma das maiores rivalidades do futebol mundial. E se pelas ruas e arquibancadas o tom é de provocação e brincadeiras com o país rival, o buzz gerado pelo clássico também faz com que diversos anunciantes abracem esse clima de “guerra esportiva” para entrar na conversa de forma inusitada e criativa. Abaixo alguns dos exemplos mais recentes (e curiosos).
Em 2017, para promover os jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a SporTV apostou na provocação. O comercial, criado pela JWT Brasil, mostrava argentinos aprendendo o hino do Brasil. O motivo? Uma vitória da seleção verde-amarela sobre o Chile deixaria o time portenho mais próximo da vaga para o mundial.
https://www.youtube.com/watch?v=7OdxpL4tBKc
Para tentar “espantar” o clima de 7 x 1 da Copa do Mundo de 2014, quatro anos depois, a Magazine Luiza usou o humor como mote. A campanha, criada pela Ogilvy, decidiu encaminhar as TVs “zicadas” do mundial anterior para um lugar bem propício no contexto da rivalidade: a Argentina.
Também em 2018, a Snickers conseguiu introduzir o seu clássico posicionamento “Você não é você quando está com fome” na rivalidade. No primeiro passo da campanha, criada pela AlmapBBDO e a Integer/Outpromo, Ronaldo Fenômeno se deixou flagrar torcendo pela Argentina, em um amistoso contra a Espanha em Madri. O comercial abaixo, revelou o resto:
Considerado por muitos o maior jogador argentino de todos os tempos, Maradona sempre foi um alvo para marcas que apostaram na rivalidade. Em um dos comerciais mais marcantes, criado pela AlmapBBDO para Guaraná Antarctica, o ex-atleta aparece com a camisa da Seleção Brasileira, cantando o hino ao lado de Ronaldo e Kaká.
https://www.youtube.com/watch?v=VoHhzpYEOtU
Para não ficar apenas nos exemplos brasileiros, vale lembrar que as campanhas do lado de lá do mapa também não desperdiçam a oportunidade de entrar no clima da provocação. Uma das marcas que trafega com maior desenvoltura na temática é a tradicional cerveja argentina Quilmes. No comercial abaixo, o anunciante relembra o fatídico 7 x 1.
Compartilhe
Veja também
Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha
Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025
Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação
A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança