O dia em que a Bombonera falou
Campanha polêmica, criada pela BBDO para a Nike, recria mística de um dos estádios mais emblemáticos do mundo
Campanha polêmica, criada pela BBDO para a Nike, recria mística de um dos estádios mais emblemáticos do mundo
Guilherme Miranda
27 de julho de 2011 - 4h15
Durante um treinamento da equipe do Boca Juniors, em Buenos Aires, a mítica Bombonera, casa dos xeneizes, acorda e manda uma mensagem direta aos jogadores, aproveitando-se do fato de os torcedores não estarem presentes: “doem seus corações no campo e lutem até que suas pernas desistam. Pela glória e pela torcida. Eu os carregarei e nós seremos invencíveis de novo”.
Esse é o pano de fundo do comercial da Nike, criado pela BBDO Argentina, que começou a ser veiculado naquele país no último domingo 24, durante a final da Copa América, vencida pelo Uruguai. Em uma tentativa de resgatar o espírito guerreiro e melhores resultados dentro de campo de uma das equipes de maior sucesso do mundo, a agência contratada pela Nike fez a Bombonera falar.
“Nos últimos 15 anos o Boca ganhou quase tudo: títulos locais, copas continentais e intercontinentais. Mas em tempos mais recentes, os resultados não têm acompanhado essa história. Por isso, a intenção da campanha foi reviver a mística do Boca e tentar refletir o sentimento que hoje tem a torcida para despertar e motivar os jogadores”, diz o diretor criativo da BBDO Argentina e responsável pela campanha, Luis Sanchez Zinny.
A ação, que será veiculada apenas nas TVs da Argentina, além de canais no YouTube, criou polêmica na internet. Em um momento do vídeo, o estádio diz que “muitos estão satisfeitos por ‘eles’ terem ido para a segunda divisão”, em clara referência ao seu eterno rival, River Plate, que foi rebaixado ao fim da última temporada. A frase não pegou bem entre torcedores do River, que se manifestaram no Twitter e no YouTube contra o comercial.
Dando continuidade à campanha, a BBDO Argentina promete, em uma segunda etapa, lançar uma série de três comerciais que mostram a reação dos jogadores ante as palavras da Bombonera. A Nike também promete colocar no mercado um pacote especial, contendo uma camisa do Boca, que tem a forma do estádio argentino. Ao abri-lo, o torcedor poderá ouvir o texto falado no vídeo. Ainda não foi divulgado quanto custará o produto, nem a data de lançamento.
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