O que esperar das verbas publicitárias
No cenário internacional, Advertising Age prevê que valores dos negócios podem diminuir e agências precisam se agarrar inclusive aos pequenos projetos
No cenário internacional, Advertising Age prevê que valores dos negócios podem diminuir e agências precisam se agarrar inclusive aos pequenos projetos
Meio & Mensagem
9 de janeiro de 2013 - 10h00
Os dias em que as AORs (agências autorizadas pelos anunciantes a comprar espaços em TV e anúncios) tinham a sua disposição números na casa dos U$ 100 milhões para sair as compras, já estão tão distantes que mal podem ser vistos pelo espelho retrovisor. Veja o que esperar para 2013:
Em 2012 as bureaus que compram mídia vivenciaram listas de cortes e o aumento de trabalhadores por projetos. Entretanto, com a economia continua a colocar pressão sobre os orçamentos, as verbas de publicidade podem diminuir mais.
‘’Estamos vendo um desejo de não necessariamente deixar a agência, mas sim de renegociar e diminuir as verbas e encontrar eficiência’’, disse Ann Billock, diretor na consultoria Ark Advisors.
Agências devem se habituar a conquistar clientes pouco a pouco em seus negócios, mesmo se for uma concorrência para um projeto pequeno e para clientes que eles já trabalham há algum tempo. De acordo com Michael Goldberg, CMO da Deutsch, os clientes estão privilegiando uma relação como a de um casamento aberto com seus parceiros, ou seja, podem dizer não a qualquer momento.
Em 2013 essas enpresas devem cuidadosamente balancear receita com potencial criativo. Também precisam procurar maneiras de aumentar o caixa fora do ambiente do marketing. ‘’Desenvolver uma identidade na internet ou plataformas inovadoras faz com que você seja mais valorizado para seus clientes e há uma potencial oportunidade para compartilhar as receitas, ou até mesmo lançar tecnologias próprias para licenciar e vender’’, explica Billock.
Os executivos da indústria intensificaram seus interesses por agências de comunicação com capacidade para o planejamento. As agências passam a concorrer com uma variedade de novos jogadores. ‘’O que mais veremos este ano são as agências digitais mais participantes nas análises de mercado’’, ressalta Billock.
Texto traduzido do Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público