O que os anunciantes pensam sobre as agências digitais?
Nona edição do relatório Agency Scope destaca as melhores agências na avaliação de clientes e de outros profissionais do mercado
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Alexandre Zaghi Lemos
31 de janeiro de 2023 - 6h01
As transformações que afetaram o comportamento da audiência, as estratégias de marketing e as ações de comunicação dificultaram a manutenção de barreiras divisórias que segmentam as agências entre tradicionais e digitais.
No atendimento compartilhado de grandes contas ou mesmo na consideração para convites para concorrências, é comum a inclusão, lado a lado, de agências de perfis variados.
Apesar disso, muitos anunciantes relevantes continuam dividindo suas verbas entre parceiras on e off-line. Por conta disso, o Brasil é um dos mercados em que a Scopen mantém seu estudo Agency Scope bienal de avaliações distintas entre agências integradas e digitais. Além do Brasil, a Scopen também segmenta o estudo entre as agências tradicionais e digitais no mercado chinês.
Em dezembro, Meio & Mensagem publicou o estudo Agency Scopy sobre as agências integradas, que destacou Africa, Soko e Publicis.
A nona edição local do relatório entrevistou 785 profissionais, abordados de maio a setembro, sendo 372 executivos de marketing, atuantes em 272 empresas, e 413 publicitários de 86 agências instaladas no Brasil.
A pesquisa pede que os próprios executivos de marketing classifiquem as agências como integradas ou digitais, de acordo com a percepção que têm do mercado. Eles avaliam as agências considerando 13 atributos, sendo que os mais valorizados são criatividade eficaz, planejamento estratégico e boa equipe de profissionais. A partir dessas avaliações a Scopen constrói diversos rankings.
Entre as agências digitais avaliadas no estudo, as de melhor performance foram Ampfy, Mirum, Soko, AKQA, Fbiz, Jotacom, iD\TBWA, Mutato, Media.Monks e Raccoon.Monks.
Veja, abaixo, as agências mais bem classificadas em alguns critérios.
Percepção do mercado |
Levando em conta a ponderação de 13 atributos analisados, sendo que os mais importantes para os executivos de marketing nesta edição são criatividade eficaz, planejamento estratégico e boa equipe de profissionais: |
1- Mirum |
2- Ampfy |
3- Media.Monks |
Atratividade |
Cada executivo pode citar até três agências que não o atendem atualmente, mas que ele chamaria para uma concorrência: |
1- Soko |
2- Fbiz |
3- Raccon.Monks |
Avaliação dos clientes atuais |
Levando em conta a ponderação dos mesmos 13 atributos, mas considerando uma amostragem mínima de seis clientes atuais de cada agência |
1- Jotacom |
2- ID\TBWA |
3- Ampfy |
Exemplaridade |
Levando em conta a ponderação dos mesmos 13 atributos, mas considerando uma amostragem mínima de seis clientes atuais de cada agência |
1- Soko |
2- Mirum |
3- Fbiz |
Percepção de concorrência |
Levando em conta a ponderação dos mesmos 13 atributos, mas aqui na análise dos profissionais que trabalham em agências e considerando um mínimo de dez respondentes |
1- Mirum |
2- Ampfy |
3- Fbiz |
Criatividade |
Considerando a somatória dos atributos de criatividade eficaz e criatividade original |
1- AKQA |
2- Mutato |
3- Ampfy |
Conhecimento espontâneo |
Sem limite de citações por entrevistado |
1- AKQA |
2- Ampfy |
3- Mutato |
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