Pegadinha põe LG no topo do YouTube
Filme chileno teve grande repercussão em sites brasileiros e foi o vídeo publicitário mais assistido no País em setembro
Filme chileno teve grande repercussão em sites brasileiros e foi o vídeo publicitário mais assistido no País em setembro
Alexandre Zaghi Lemos
7 de outubro de 2013 - 8h00
Durante uma entrevista de seleção de emprego os candidatos sentam-se diante do que acreditam ser uma janela. O avaliador segue com seu questionário enquanto a paisagem mostra um meteoro se aproximando da Terra até cair e destruir a cidade. O pânico se instala, a luz se apaga e ninguém nota que ali não havia uma janela, mas sim uma tela da LG Ultra HDTV.
Esta não foi a primeira pegadinha patrocinada pela marca, que em 2012 já tinha feito sucesso na internet com um vídeo que mostrava a queda de um elevador com fundo falso para promover os monitores com tecnologia IPS. Mas, desta vez, o “Ultra Reality”, criado pela chilena Grupo Link, colocou a LG na liderança do YouTube Ads Leaderboard, ranking dos filmes publicitários mais vistos pelo público brasileiro em setembro. Além do líder, só há mais um estrangeiro na lista: o comercial do game Fifa 14, em terceiro.
Em segundo lugar, a criação nacional melhor colocada é um vídeo criado pela Africa para o Itaú, que mostra ação de marketing realizada dias antes do Rock in Rio nas ruas da capital fluminense. Um músico toca sua guitarra com o case aberto para receber doações dos transeuntes – como normalmente fazem os artistas de rua. Só que, neste caso, quem contribuía era convidado a abrir o fundo do estojo e pegar dois convites para o festival. O Itaú também ocupa o quinto lugar do ranking, com o vídeo de sua campanha de incentivo à leitura, também desenvolvido pela Africa.
Também está na lista, em sétimo lugar, o vídeo caseiro “Apaixonado por Danone”, em que o menininho Gui, filmado pelos pais, recusa “casa” e “helicóptero”, entre outros bens valiosos, e diz que só quer o iogurte da marca. A ação é motivo de processo aberto no Conar pela concorrente Nestlé (saiba mais aqui).
Consolidado desde julho, e publicado mensalmente por Meio & Mensagem, o ranking considera somente acessos do Brasil e utiliza algoritmo para contabilizar visualizações orgânicas e as promovidas pelo anunciante, com compra de mídia no YouTube em qualquer país do mundo. Também leva em conta a taxa de visualização (quanto de um vídeo as pessoas escolhem ver).
Veja, a seguir, os dez primeiros colocados do YouTube Ads Leaderboard no Brasil:
1º – “Ultra Reality”, da Grupo Link, de Santiago (Chile) para LG
2º – “Incentivar a música #issomudaomundo”, da Africa para Itaú
3º – “We are Fifa 14”, da Wieden+Kennedy Amsterdam para Fifa
4º – “Conheça a verdade sobre a Coca-Cola”, criado pela Mutato com mídia da JWT para Coca-Cola
5º – “Ler para uma criança #issomudaomundo”, da Africa para Itaú
6º – “Promoção Melhores do Mundo”, da Africa para Head & Shoulders (P&G)
7º – “Apaixonado por Danone”, vídeo caseiro adotado por campanha criada pela Y&R com mídia da Media Contacts para Danone
8º – “Ask Mama”, da AlmapBBDO para MTV
9º – “Amigas”, criado pela Tribo com mídia da Fbiz para Omo Multiação
10º – “Os 3 gregos da Batavo”, da NBS para Batavo
Veja também os rankings dos meses anteriores:
Nike, a número 1 do YouTube no Brasil
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