Effie Index: pelo 8º ano, WPP é holding mais eficiente
Rankings também trazem Unilever encabeçando a categoria dos anunciantes e Coca-Cola como líder entre as marcas
Effie Index: pelo 8º ano, WPP é holding mais eficiente
BuscarEffie Index: pelo 8º ano, WPP é holding mais eficiente
BuscarRankings também trazem Unilever encabeçando a categoria dos anunciantes e Coca-Cola como líder entre as marcas
Isabella Lessa
18 de abril de 2019 - 11h12
Atualizada às 11:34
O Effie revela, nesta quinta-feira, 18, os resultados do Effie Index, que a cada ano elenca as companhias responsáveis pelas ideias de comunicação mais eficazes ao redor do mundo.
O WPP aparece como a holding mais eficaz pelo oitavo ano consecutivo. Atrás da companhia, pela ordem, estão Omnicom, IPG, Publicis Groupe e Dentsu. As redes mais eficazes são McCann Worldgroup (pelo segundo ano seguido), BBDO Worlwide, Ogilvy, Wunderman Thompson e DDB Worldwide.
As operações de agências mais eficazes fogem do circuito Estados Unidos e Europa: Sancho BBDO, de Bogotá, FP7/DXB, de Dubai, McCann Worldgroup, de Nova Délhi, Ogilvy, de Mumbai e DDB Group, de Auckland. Completam o top 10 as agências OMD (Bogotá), Colenso BBDO (Auckland), FP7/Cai (Cairo), AlmapBBDO (Brasil) e McCann Lima.
Na lista de agências independentes, aparecem Jung von Matt, de Hamburgo, Interaction, de San José, na Costa Rica, Special Group, de Auckland, Medulla Communications, de Mumbai, Rafineri, de Istambul, Droga5, de Nova York, Postmen, de Kiev, Concept, de Istambul, Gres Todorchuk PR, de Kiev, e Hasan & Partners, de Helsinki (empatadas em nono) e Bob and the Robot Oy, de Helsinki.
Anunciantes
Desde 2011 a Unilever encabeça o ranking dos anunciantes mais eficazes e neste ano não foi diferente. A Nestlé subiu um degrau em relação ao ano passado e fica com a segunda posição. A Coca-Cola Company vem em terceiro, seguida por McDonald’s e Procter & Gamble. A PepsiCo desceu quatro posições e fica em sexto, seguida por AB InBev, Mars, Heineken e Yum! Brands (empatadas em 9º).
A Coca-Cola desbanca a Pepsi – que no ano passado ficou em primeiro e neste ano cai para a oitava posição – e volta a ocupar o posto de marca mais eficaz em 2019. Esta é a quinta vez que a marca ocupa o posto. O McDonald’s fica com o segundo lugar e a Vodafone, com o terceiro. O KFC figura na quarta posição, graças ao sucesso na região asiática. Já a Ikea ocupa o quinto lugar. Também aparecem na lista Burger King (6º), Chevrolet (7º), Nescafé (9º), MasterCard (10º) e Movistar (10º).
Neste ano, o Index foi determinado pelo sucesso cumulativo de 46 prêmios nacionais, regionais e globais do Effie Awards de 2018, ou seja. Foram analisados 3.753 vencedores do Effie, além de finalistas, entre janeiro e dezembro de 2018.
Crédito da imagem no topo: Divulgação
Compartilhe
Veja também
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público
Nos EUA, IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro
Demissões foram notificadas meses antes do anúncio da fusão da holding com o Omnicom