Pepper cria corrida conectada em SP
Confira exemplos de uso inteligente das redes sociais associadas à prática de esportes
Confira exemplos de uso inteligente das redes sociais associadas à prática de esportes
Meio & Mensagem
16 de agosto de 2012 - 6h04
Aliar esporte às redes sociais tem sido parte da estratégia de diversas empresas para valorizar suas marcas. A mais nova ação que mistura os dois mundos é a da Agência Pepper, que divulga a 8ª edição da Corporate Run, prova voltada ao mercado corporativo. A competição, que deve reunir 10 mil corredores, ocorre no próximo domingo, 19.
Para ativar a prova entre os competidores e gerar interação entre eles, a agência desenvolveu um desafio online entre as equipes, cada qual com quatro participantes.
A brincadeira começa no site da corrida. A empresa desafiada recebe um e-mail com uma frase divertida e provocativa. Ao aceitar o desafio, ele é postado no Facebook, na fan page da corrida.
“O objetivo deste projeto é gerar engajamento entre os participantes antes, durante e após o evento, além de criar um clima de competição saudável e um incremento no número de inscrições por intermédio dos próprios participantes”, destaca Anuar Tacach, presidente da Pepper.
No dia da prova, a agência também está programando uma interação via radiofrequência. Assim que os competidores passarem pela linha chegada, mensagens automáticas com detalhes da prova, como o tempo de corrida, serão postadas em seus perfis no Facebook.
Confira abaixo três outros exemplos de uso inteligente das redes sociais associadas a corridas e à prática de esportes, premiados recentemente no Festival de Cannes:
Livestrong, da Wieden + Kennedy para Nike Livestrong Foundation
No Festival de Cannes de 2010, foram concedidos dois Grand Prix (Integrated e Cyber) para a campanha Livestrong, da Wieden + Kennedy para Nike Livestrong Foundation, famosa pelas pulseiras amarelas.
A ação tinha como base de execução a máquina Chalkbot, que, durante etapas da competição de ciclismo do Tour de France, escrevia no asfalto com tintas amarelas mensagens de esperança e apoio na luta contra o câncer que haviam sido postadas pelas pessoas no Twitter ou enviadas via SMS. A bandeira é encabeçada pelo mito do esporte Lance Armstrong, que sofreu e se curou da doença, para depois conquistar a competição novamente.
Nike+FuelBand, da R/GA para Nike
O case conquistou dois Grand Prix no Festival de Cannes 2012 (Titanium e Cyber), com robusto suporte tecnológico, associando uma pulseira ao tênis da marca para calcular distâncias percorridas, calorias consumidas e estabelecer novas metas para os usuários, ao mesmo tempo em que compartilha as informações nas redes sociais. Por dois anos e meio, a R/GA desenvolveu uma plataforma de serviços que pretendia levar o projeto Nike + adiante.
O resultado pode ser conferido em janeiro deste ano, com o lançamento do Nike + FuelBand, uma pulseira de silicone com indicadores LED que mostram a evolução de nossa atividade física durante o dia e usa a internet para comparar dados com amigos. Ela calcula o número de passos e movimentos executados pelas pessoas, calculando as calorias consumidas, que são convertidas em pontos que deixam os LED’s mais voltados para a cor verde do que para a vermelha.
Corrida SP-Rio, da LiveAd para Nike
Conquistou Leão de Ouro na estreia da área de Branded Content & Entertainment no Festival de Cannes de 2012. Realizada em outubro de 2011, durante a maior corrida de revezamento das Américas, a ação pretendia ampliar a experiência de corrida dos competidores, permitindo que cada um pudesse contar sua própria história ao longo da trajetória por meio de seus perfis nas redes sociais. Paralelamente, a Nike contava as histórias em seus perfis oficiais.
Para ser colocada em prática, a LiveAD lançou mão de diversos mecanismos. O principal deles, um sensor em radiofrequência colocado no tênis dos corredores e usado para gerar a conexão automática com as redes sociais de cada um. Depois de cadastrados e conectados, os participantes só precisavam interagir com os outros mecanismos da ação, sem precisar fazer qualquer esforço além da corrida.
No caminho da prova foram distribuídos Tapetes Gif, que geravam gifs animados dos corredores que passavam por eles, e Tapetes "Tô Curtindo", que ao serem pisados, postavam automaticamente uma foto e o local em que os atletas estavam naquele instante, e um Confessionário, onde os participantes gravaram depoimentos e responderam a perguntas previamente cadastradas. Com as ferramentas, os corredores transmitiam suas experiências pessoais em tempo real para todos os amigos de Facebook e Twitter, gerando uma reação em cadeia: os colegas vibravam pelos atletas e os atletas seguiam firme na prova, incentivados pelos amigos.
A LiveAD também criou um ambiente centralizador das informações da corrida que permitia a todos que estavam em casa acompanhar cada detalhe e torcer por suas equipes favoritas. Cerca de 200 atletas amadores correram 600km em três dias por trilhas, estradas e praias, dividos em 20 equipes.
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