Assinar

A estratégia depois do Hype

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

A estratégia depois do Hype


24 de maio de 2013 - 8h37

Comparar o mundo da comunicação e das marcas de hoje com o de 10 anos atrás chega a ser assustador. É tudo tão diferente, mas tão diferente que é difícil acreditar que estamos falando do mesmo universo.

Na minha opinião, a transformação foi pra melhor.

Mas não é sobre a qualidade das mudanças que esse texto trata. O assunto aqui é em que pé fica a estratégia depois de tudo isso. Em que pé está a estratégia no mundo da comunicação e das marcas hoje.

Parece ser uma boa hora pra falar sobre estratégia.

Quando surgem mudanças profundas e importantes, é natural que elas sequestrem a nossa atenção. Com tudo o que aconteceu no nosso universo nesses últimos anos, foi assim. De repente, quem não tivesse uma presença digital, colaborativa, social e transcendental estava condenado à morte. Pior ainda, estava condenado a ser chamado de velho.

Quando surgem coisas novas e importantes, é natural que uma boa dose de hype apareça na cola. E todo hype é exagerado. É assim por definição – em inglês, é uma abreviação de hipérbole. E, se por um lado esse exagero ajuda boas novidades a serem conhecidas e adotadas, por outro ela inibe uma discussão mais objetiva sobre as virtudes de se fazer isso ou aquilo.

E é aqui que o hype e a estratégia se desencontram.

Estratégia é fazer escolhas. Optar pelo caminho A ao invés de B porque por aqui é mais interessante e produtivo. E principalmente, fazer essa escolha de maneira consciente. Optar pelo caminho A ao invés de B porque parar pra pensar faz diferença.

O hype não é muito bom nessa coisa de parar pra pensar. E o hype também tem prazo de validade. Uma hora passa. A sensação que dá é que, no mundo da comunicação e das marcas, o hype está passando. Todo mundo já tem a sua presença digital, colaborativa, social e transcendental. E é nítido como muita gente começa a se perguntar por quê.

Essa reflexão é formidável. Duvido que alguém vai chegar à conclusão que tem que voltar ao que se fazia. O resultado de pensar nessas coisas é entender melhor como elas funcionam. É aprender a fazer cada dia melhor. Fazer comunicação, marcas e coisas cada vez mais interessantes e eficientes.

Quando o hype enfraquece, a estratégia ganha espaço. Aproveitar o momento é bom para todo mundo. Porque fazer boas escolhas é, sem sombra de dúvida, a coisa mais importante da história do universo.

Daniel De Tomazo, diretor-geral de planejamento da Loducca 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público