Publicis e Dentsu encerram parceria estratégica de 10 anos
Franceses recompram boa parte das ações que japoneses detinham e encerram Aliança Estratégica. Dentsu tem agora apenas 2,12% de participação
Publicis e Dentsu encerram parceria estratégica de 10 anos
BuscarPublicis e Dentsu encerram parceria estratégica de 10 anos
BuscarFranceses recompram boa parte das ações que japoneses detinham e encerram Aliança Estratégica. Dentsu tem agora apenas 2,12% de participação
Felipe Turlao
17 de fevereiro de 2012 - 11h09
A aliança estratégica que unia dois dos maiores grupos da publicidade mundial, Publicis e Dentsu, está encerrada. O Publicis Groupe anunciou na manhã desta sexta-feira, 17, a recompra de 18 milhões de suas ações que estavam com a Dentsu ao preço de 644,4 milhões de Euros.
O reflexo imediato do acordo é a queda na participação da Dentsu, que dos 15% adquiridos em 2002, passa a ter apenas 2,12% das ações. Em 2010, o grupo francês já havia recomprado 3,8% das ações e agora faz um aporte maior para reduzir a participação japonesa.
Além disso, a recompra encerra o acordo acionário estabelecido em 2002, quando se estabeleceu a Aliança Estratégica entre Publicis e Dentsu. As agências deixam de ser parcerias estratégicas no mercado. Uma terceira consequência é a saída de dois homens da Dentsu do Board do Publicis.
Apesar do fim da parceria, o Publicis afirma em comunicado que “as relações amigáveis e colaboração entre os dois grupos continuam”. Além de seguir com parte das ações do Publicis, a Dentsu manterá duas joint-ventures: a Beacon Communications e a Dentsu Razorfish.
“A parceria com a Dentsu nos últimos 10 anos foi amigável e exemplar”, afirmou em comunicado Maurice Lévy, CEO do Publicis. O CEO da Dentsu, Tadashi Ishii, também agradeceu pela parceria e desejou continuar a relação amigável com os franceses.
Impacto financeiro
Com o fim da parceria estratégica, os dois lados esperam ganhos financeiros. Das 18 milhões de ações recompradas, o Publicis cancelou imediatamente cerca de 11 milhões. As sete milhões de ações que sobram da transação serão usadas para prêmios e aquisições. As medidas fazem parte de um programa de recompra que representará um desconto de 13,35% das ações que o Publicis detinha no fechamento do mercado na quinta-feira, 16. Ou seja: quem tinha 1% de ações, passa a ter uma proporção um pouco maior.
Segundo o grupo, a medida terá um efeito positivo nos ganhos dos investidores por ação, que chegará a 6% em 2012. Para a Dentsu, o impacto financeiro da recompra trará “lucro extraordinário” de 2 bilhões de yenes no ano fiscal que se encerra ao final de março de 2012.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público