Talent usa animais venenosos em campanha
Animais perigosos estrelam campanha da Talent para botas Sete Léguas, da Alpargatas
Animais perigosos estrelam campanha da Talent para botas Sete Léguas, da Alpargatas
Meio & Mensagem
23 de abril de 2012 - 12h22
Não é tarefa fácil, do ponto de vista criativo, atender a uma marca pertencente ao grupo Alpargatas. A tendência é que a agência fique à sombra das premiadas campanhas de Havaianas, criadas pela AlmapBBDO.
Há, porém, quem conteste essa realidade — como prova a campanha que a Talent estreia nesta semana para as botas Sete Léguas, divisão de calçados de segurança da companhia.
Ao todo, são quatro peças para mídia impressa com animais altamente perigosos, de cores exuberantes, em volta de uma bota da marca. Esta fórmula mimetiza o conceito da ação: “O perigo atrai. Sete Léguas protege”. Cada anúncio junta um grupo de animais — cobras, lagartas, sapos e animais marinhos. “Unimos as botas aos bichos para fazer esse paralelo: os animais coloridos atraídos pela bota, que protege contra o perigo”, explica Rodrigo Bombana, diretor de criação da Talent.
Para definir os animais a ser fotografados, a agência contou com a ajuda de Jairo Mattos, psicólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em comportamento animal e no manejo de animais silvestres. “A proposta do trabalho era reunir animais que fossem honestamente perigosos”, diz Mattos. “Os bichos que estão nas peças, maravilhosos, são capazes de matar pessoas. É o caso de uma das lagartas, que causa falência renal.”
Logística perigosa
O processo de produção levou três meses e acumulou algumas curiosidades. Depois de selecionar os animais, Mattos passou a buscá-los País afora. Ele mobilizou criadores de, ao menos, três Estados (São Paulo, Paraná e Santa Catarina) — e teve de preparar um tanque com água salgada para produzir as fotos dos animais marinhos, tarefa que levou um mês. “Foi uma loucura”, resume Bombana.
O plano de mídia da campanha volta-se à mídia especializada, com estreia na revista 29 Horas, distribuída no aeroporto de Congonhas. A direção de arte das peças é de Bombana, que assina a criação ao lado de Alexandre Nego Lee.
A produção gráfica ficou por conta de Ingo Santos e de Matias Santos. As fotos dos bichos venenosos foram feitas por Marcel Valvassori.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público