Assinar

TCU suspende licitação promocional da Caixa

Buscar

TCU suspende licitação promocional da Caixa

Buscar
Publicidade
Comunicação

TCU suspende licitação promocional da Caixa

Medida cautelar paralisa disputa que envolve 17 agências e verba de R$ 140 milhões anuais


18 de abril de 2013 - 8h29

O ministro José Mucio Monteiro, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou suspensão cautelar da concorrência pela conta de promoção e eventos da Caixa Econômica Federal. Com verba estimada em R$ 140 milhões anuais, a ser dividida entre três vencedoras, a licitação começou no final de fevereiro com inscrição de 20 agências interessadas, sendo que três não foram habilitadas: Publicis Dialog, Prommo7 e Cas Pires Promoções e Eventos.

As 17 que se mantêm na disputa são Abic, Agogô, Alquimia, Ás Promoção e Eventos, Avantgarde, B/Ferraz, Cobram, Expertise, Fermento, IGodoi, Latin Promo, Mix Comunicação Integrada, Mix Marketing e Eventos, Monumenta, NewStyle, Plural e Rock. A conta promocional da Caixa vinha sendo dividida entre Latin Promo, Monumenta e TV1 Eventos.

Antes da apresentação das propostas, a comissão de licitação já havia recebido três pedidos de impugnação do edital encaminhados pelo Sindeventos e pelas agências AM&C Comunicação e A&C Eventos – ambas não participam da concorrência. Diante do indeferimento da Caixa, esta última recorreu ao TCU, alegando que a atividade de marketing promocional não tem natureza intelectual e, portanto, a licitação não deveria ocorrer na modalidade técnica e preço, mas sim levando em conta somente o preço – como um pregão. A reclamante argumenta ainda que o edital interfere na esfera privada das concorrentes ao fixar preços mínimos.

Na semana passada, a Ampro defendeu a natureza intelectual dos serviços e manifestou-se à favor do prosseguimento da concorrência, mas isto depende da decisão final do TCU. “Consideramos, sim, a natureza intelectual dos serviços a serem prestados, que autorizam a modalidade técnica e preço e, portanto, afirmamos que a licitação não fere o artigo 46 da Lei 8666/1993. A Ampro sustenta, ainda, que não existe interferência na esfera privada dos interessados com fixação de preço mínimo, uma vez que o Edital permite a livre apresentação de proposta comercial”, frisa o advogado Marcio Bovino, sócio do escritório Focaccia, Amaral e Salvia, que presta assessoria jurídica para a entidade.

Segundo o edital, cada uma das três vencedoras terá garantido um valor mínimo correspondente a 15% do montante efetivamente investido pela Caixa em iniciativas como eventos institucionais, campanhas promocionais, ativação de eventos esportivos, ações de relacionamento e de marketing de incentivo. O briefing da concorrência pedia campanha promocional que pretende contemplar 200 correntistas e 100 funcionários da Caixa com ingressos para jogos da Copa do Mundo de 2014. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público