Toyota é condenada por uso indevido de foto
Justiça determinou que a montadora indenize o ciclista André Pasqualini em R$ 15 mil, sua imagem foi usada sem autorização em anúncio
Justiça determinou que a montadora indenize o ciclista André Pasqualini em R$ 15 mil, sua imagem foi usada sem autorização em anúncio
Luiz Gustavo Pacete
8 de junho de 2015 - 10h19
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou que a montadora Toyota pague R$ 15 mil em indenização ao ciclista e consultor de mobilidade urbana André Pasqualini. A empresa foi condenada em segunda instância por uso indevido de imagem em propaganda de automóvel, ainda cabe recurso. Em dezembro de 2012, à época do lançamento do modelo SUV Lexus RX 350, o então diretor de marketing da Toyota, Paulo Manzano, tirou fotos de Pasqualini ao lado do novo modelo e as utilizou na página “Lexus Amazing”, criada no Facebook. “O maior problema foi ter sido associado à divulgação de um carro, logo eu que dedico anos de minha vida ao cicloativismo”, disse Pasqualini ao Meio & Mensagem.
Pasqualini explica que a foto foi tirada indevidamente enquanto ele e colegas pedalavam dentro do Parque da Serra do Mar, em direção a Santos, em 2012. O ciclista só descobriu que havia sido fotografado cerca de seis meses depois, quando começou a ser marcado no Facebook por amigos. Logo que tomou conhecimento entrou na justiça contra a empresa. Ganhou o processo em primeira instância e conseguiu R$ 8 mil de indenização, considerou a quantia irrisória e recorreu. Em recurso julgado no último dia 27 de maio o juiz João Francisco Moreira Viegas concordou em aumentar o valor para R$ 15 mil. “A dor sofrida não pode, até mesmo em face do elevadíssimo significado do bem humano atingido, ser causa de enriquecimento, mas tampouco pode ser minorada a ponto de se tornar irrisória e de nenhuma importância para as partes”, afirmou Viegas, na decisão.
Pasqualini reclama que em momento algum a empresa tentou um acordo ou entrou em contato com um pedido de desculpas. “Tenho cerca de 1500 pessoas me seguindo no Facebook e umas 3 mil no Twitter. Até de vendido eu fui chamado e, por nenhum dinheiro do mundo, associaria minha imagem a um automóvel. ” Procurada por Meio & Mensagem, a Toyota disse que não comenta assuntos que estão sob judice ou são passíveis de recurso. Na defesa, a empresa chegou a alegar que o transtorno a Pasqualini foi pequeno e que Manzano era apenas um apaixonado pela marca e criou a página por conta própria. A relação entre Manzano e a empresa, porém, está registrada na conta do executivo no linkedin onde consta que ele trabalhou na empresa entre outubro de 2011 e dezembro de 2012. Ao Meio & Mensagem, Paulo Manzano considerou o assunto como encerrado. “Eu adoro bikes e as uso como transporte e acredito que deva haver uma convivência segura entre carros e bike, inclusive retratado na foto em questão. Mas não um em detrimento do outro”
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público