Você conhece os recordes da publicidade?
Saiba qual é o comercial mais curto da história, a campanha mais cara e outros recordes do Guinness Book
Saiba qual é o comercial mais curto da história, a campanha mais cara e outros recordes do Guinness Book
Meio & Mensagem
24 de abril de 2013 - 2h40
Meio frame, o que corresponde a 1/60 de um segundo. Essa é a duração do comercial mais rápido do mundo, que tem 12 diferentes versões. As peças que anunciam o canal canadense de música MuchMusic foram ao ar pela primeira vez em 2 de janeiro de 2002, com criação e produção de Tharanga Ramanayake.
Confira abaixo, a partir de 46 segundos, algumas das versões:
Este é apenas um dos recordes da publicidade mundial registrados pelo Guinness Book – O Livro dos Recordes.
Você sabe ainda qual é o comercial mais caro da história (considerando apenas o custo de produção)? O recorde pertence à Chanel No. 5, em ação que incluiu um filme de quatro minutos produzido por Baz Lurhmann, ao custo de US$ 33 millhões. A peça, de 2004, é estrelada por Nicole Kidman, que é perseguida por paparazzi – ao preço de US$ 3,7 milhões, o valor de seu cachê. O brasileiro Rodrigo Santoro é outro protagonista.
Com investimento de US$ 8,1 milhões, ou US$ 90 mil por segundo, a Pepsi pagou o espaço de mídia mais caro na televisão, com o filme que foi ao ar durante o Super Bowl de 2002, estrelando Britney Spears.
Outro dado interessante é a maior quantidade de marcas anunciadas no mesmo outdoor: nada menos que 1.233. Tratava-se de uma peça da Discovery Exhibition Organizers no Festival de Dubai, em 2011. Com 100 metros por 10 metros, a peça anunciava comercialmente todas as marcas expostas (veja mais aqui).
Apesar do gigantismo desta peça, a maior publicidade já exibida em um prédio foi para o jornal Financial Times, em 2003, em Hong Kong. Com área de 19 mil metros quadrados, a peça ficou exposta por um ano, entre outubro de 2002 e novembro de 2003. Já maior publicidade de um jornal media 402 cm por 270 cm e era da norueguesa Zine Travel.
Algumas marcas de longevidade: o comercial com maior número de episódios em cima da mesma trama: 205 peças anunciaram o supermercado sueco ICA, série encerrada em 2007. Já o garoto-propaganda mais usado é o alemão Thomas Gottschalk, que aparece em 206 episódios diferentes de comerciais da Haribo. Veja um deles abaixo:
O livro traz ainda a primeira campanha feita no espaço, estrelada pelo cosmonauta Vasily Tsiblieyev, que bebeu leite da Tnuva Milk na estação espacial Mir, em 1997:
Para finalizar a lista, algumas curiosidades históricas: a primeira agência de publicidade da história é a R. F. White & Son, fundada em 1800, em Londres. O seu primeiro cliente foi Christ´s Hospital. Com quatro pessoas, a agência fazia seus contatos com os jornais em tavernas e casas de café na Fleet Street.
Já a campanha de jornal mais duradoura da história foi da Hakubotan e Musashi, ambas marcas japonesas, no semanário Living Hiroshima. Com a mesma “cara” e ocupando os mesmos lugares no jornal, as peças das duas são veiculadas desde 1980.
Compartilhe
Veja também
Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha
Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025
Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação
A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança