Assinar

Warc Effective 100: campanhas e empresas mais premiadas por efetividade

Buscar

Warc Effective 100: campanhas e empresas mais premiadas por efetividade

Buscar
Publicidade
Comunicação

Warc Effective 100: campanhas e empresas mais premiadas por efetividade

Com o título de melhor rede independente, Gut entra pela primeira vez no ranking criado pela Warc


27 de março de 2025 - 17h23

A Warc divulgou nesta semana o Effective 100, ranking global independente que classifica as campanhas e empresas mais premiadas por efetividade.

Campanha “ADLaM: Um Alfabeto para Preservar uma Cultura”, da McCann New York para a Microsoft” foi a mais premiada por efetividade em 2024 (Crédito: Reprodução)

O ranking é uma compilação dos resultados dos principais prêmios globais e regionais de efetividade de 2024, determinados em consulta com o Conselho Consultivo do Warc Rankings, por meio de uma pesquisa anual global.

Confira as campanhas e empresas mais premiadas abaixo:

Campanha em Efetividade: “ADLaM: Um Alfabeto para Preservar uma Cultura”, da McCann Nova York para a Microsoft

De acordo com o ranking, a campanha “ADLaM: Um Alfabeto para Preservar uma Cultura”, da McCann Nova York para a Microsoft, foi a mais premiada por efetividade em 2024. Com o objetivo de preservar a língua Pulaar do povo Fulani e promover a alfabetização, a big tech fechou uma parceria com os irmãos Abdoulaye e Ibrahima Barry, criadores do alfabeto ADLaM para transformá-lo em um meio de comunicação reconhecido globalmente e utilizado digitalmente.

O projeto contribuiu para que dezenas de milhares de novos alunos começassem a aprender o alfabeto, que já está disponível no Microsoft 365 e no Google Fonts. Além disso, escolas foram abertas em mais de cinco países.

O ADLaM também foi incluído como alfabeto oficial de Mali em sua Constituição. Já a Guiné o adicionou em seus objetivos de desenvolvimento sustentável e planeja ensiná-lo para mais de dois milhões de crianças nos próximos cinco anos.

Em segundo lugar ficou a campanha “A Piece of Me”, da Dentsu Creative Amsterdã, para a operadora de telecomunicações KPN, e em terceiro “The Cost of Beauty”, da Ogilvy Londres para Dove.

Agência Criativa: Leo Índia, Mumbai

A agência criativa ficou com a Leo Índia, que ficou com quatro campanhas entre as 50 melhores para as marcas Whisper, Lay’s, Flipkart e Oreo. Vale ressaltar que a agência tinha ficado na quinta posição ano passado.

A segunda e terceira colocadas são as mesmas de 2024: Ogilvy Mumbai em segundo, com criações para Cadbury, Vodafone Idea, Sprite e Colgate, e AlmapBBDO São Paulo em terceiro, com quatro campanhas no ranking.

A Mischief@No Fixed Address, de Nova York, ganhou o título de melhor agência criativa independente do mundo, aparecendo em oitavo lugar no ranking geral, com duas campanhas no Top 100.

Agência de Mídia: Wavemaker, Mumbai

A Wavemaker Mumbai passou da segunda colocação para a primeira do ranking de agências de mídia em efetividade, com três campanhas no Top 100, para as marcas Cadbury, Oreo e Colgate. A segunda posição ficou com Starcom Chicago e a terceira com Mindshare New York.

A estreante no ranking, Fundamental Media, de Boston, já apareceu na liderança entre as agências de mídia independentes, pelo trabalho para a State Street Global Advisors.

Rede em Efetividade: Ogilvy

Pelo terceiro ano consecutivo, a rede mais premiada em efetividade foi a Ogilvy, com um total de 13 campanhas no ranking, sendo três no Top 10. Cinco agências da rede figuraram entre as 50 melhores: Mumbai, Londres, Atenas, Nova York e Melbourne.

A McCann Worldgroup subiu do quinto para o segundo lugar e DDB Worldwide ficou com a terceira colocação. Vale destacar que duas novas redes entraram para o Top 10: Dentsu International e OMD Worldwide. Já a Gut ficou com o título de melhor rede independente, 20ª posição no ranking geral.

Grupo de Comunicação em Efetividade: WPP

O WPP conquistou a primeira colocação entre os grupos de comunicação com maior efetividade do mundo, com oito redes no ranking: Ogilvy, VML, Mindshare Worldwide, EssenceMediacom, Wavemaker, AKQA, Hogarth Worldwide e GroupM. A Omnicom apareceu em segundo lugar e a Publicis Groupe em terceiro.

Marca em Efetividade: McDonald’s

Mantendo sua posição por seis anos consecutivos, o McDonald’s foi a marca mais eficaz do mundo, de acordo com o índice. Cinco campanhas da companhia apareceram no ranking: “Big Enough to Make a Difference”, “McDiploma”, “McDrip”, “The Cactus Plant Flea Market Box” e “McCombo APPetitosos”.

Dove conquistou a segunda posição e Heinz a terceira, subindo da 24ª. Mercado Livre, Microsoft e KPN entraram para o Top 10 das marcas mais eficazes pela primeira vez.

Anunciante em Efetividade: McDonald’s

Pela primeira vez, o McDonald’s conquistou também o título de anunciante mais eficaz do mundo. Mantendo sua colocação do ano passado, a Unilever figurou no segundo lugar e a Anheuser-Busch InBev o terceiro. Além disso, Kraft Heinz Company entrou no Top 10.

País em Efetividade na Mídia: Estados Unidos

Os Estados Unidos continuam no topo do ranking de país com maior efetividade na mídia. Ao todo, 24 campanhas do país figuram entre as 100 melhores do mundo, incluindo quatro no Top 10. O segundo e terceiro lugar permaneceram intactos: Índia e Brasil, respectivamente.

Metodologia

Para chegar nesses resultados, o WARC Effective 100 foi desenvolvido com base em uma metodologia rigorosa, imparcial e transparente, que pode ser lida na íntegra aqui. O ranking inclui as cem campanhas mais premiadas por efetividade, além dos 50 melhores rankings de agências criativas e de mídia, redes de agências, marcas, anunciantes, países e grupos de comunicação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também