Y&R é a melhor em novos negócios

Buscar
Publicidade

Comunicação

Y&R é a melhor em novos negócios

Agência tem o desempenho mais destacado da temporada 2012, segundo análise do Meio & Mensagem


15 de janeiro de 2013 - 3h10

O mergulho cego nas concorrências da iniciativa privada, a burocracia das licitações públicas, a paciência com as longas prospecções, a aposta na evolução de bons relacionamentos pessoais para parcerias comerciais e o reconhecimento do trabalho realizado anteriormente, com aumento de participação em verbas já atendidas ou a chegada espontânea de novas contas. Esses são alguns dos caminhos possíveis para as áreas de novos negócios das agências de publicidade — que em muitas delas não é um departamento formalmente constituído, mas uma responsabilidade que ocupa boa parte do tempo de diretores de diversas disciplinas. São essas variáveis que movem a infindável dança das contas no mercado publicitário. Um jogo eletrizante e estressante, que, se fosse um campeonato anual, teria a Y&R como campeã da temporada 2012.

Pelo segundo ano consecutivo, Meio & Mensagem publica levantamento próprio apontando as agências de publicidade que mais conquistaram novos negócios. O trabalho leva em conta informações prestadas pelas maiores do ranking brasileiro e a checagem das mais relevantes trocas de parceiras realizadas pelos principais anunciantes do País. A complexa metodologia para a arquitetura desta lista tem como fio condutor o critério editorial e não meramente quantitativo.

O estudo privilegia as agências que conquistaram clientes com os quais não tinham relacionamento anterior — embora reconheça a importância do aumento de participação nas verbas já atendidas. A ponderação editorial valoriza mais as contas de maior investimento em mídia, considerando dados do ranking Agências e Anunciantes, cuja última edição disponível reporta valores de 2011, além de quantias expressas em editais de licitações públicas. Entretanto, não despreza o potencial de faturamento que poderá ser gerado por anunciantes que estão em fase de crescimento. Há ainda ponderações sobre o balanço individual de cada agência, contrapondo suas conquistas às perdas ocorridas no período. E não são levados em conta clientes incorporados por fusões e aquisições — como o caso da carteira da Rede106, absorvida pela DM9DDB em fevereiro. Também não são considerados anunciantes atendidos pro bono. Observando todos esses aspectos, o levantamento de 2012, além da liderança folgada da Y&R, destaca os bons desempenhos de Leo Burnett Tailor Made, Fischer&Friends e Propeg. Todas elas devem somar ao menos R$ 100 milhões em compra de mídia com os novos negócios amealhados no ano passado. 
wraps
Em alguns casos para essas quatro agências, e também para muitas outras que conquistaram contas no ano passado, as chegadas dos novos clientes somente serão efetivadas ou causarão incremento no faturamento em 2013. O levantamento de Meio & Mensagem considerou o ano do anúncio da conquista e não do início oficial do atendimento. Também é importante ressaltar que objetivo aqui é apontar as agências que se saíram melhor na geração de novos negócios, e não as que mais cresceram – trabalho que já é feito pelos rankings Ibope Monitor e Agências & Anunciantes.

O mais notável no desempenho em novos negócios da Y&R em 2012 é o fato de ser a líder do mercado — o que dificulta a prospecção em diversos setores nos quais já tem grandes clientes. A agência venceu três das principais concorrências rea¬lizadas no País no ano passado e passou a atender Cervejaria Petrópolis, Peugeot e Honda Motos, que somam investimento em mídia de R$ 644 milhões segundo dados de 2011 do Agências & Anunciantes.

E o ótimo resultado não poderia ter ocorrido em melhor momento: 2012 foi o décimo ano de liderança da Y&R no ranking Agências e Anunciantes (assumiu esta posição em 2003, ainda quando se chamava NewcommBates, antes da fusão com a Y&R, que ocorreu em janeiro de 2004). “Os novos negócios são tratados pela Y&R como prioridade, dentro dos clientes que já temos e em relação aos que queremos conquistar. Não adianta abrir a porta da frente se não fecharmos a dos fundos, para não perder os clientes atuais”, comenta o presidente Marcos Quintela. Neste último aspecto, de manutenção dos clientes já atendidos, várias agências entre as líderes do mercado nacional conseguiram atravessar 2012 sem perder contas. São elas: AlmapBBDO, Havas, JWT, Leo Burnett Tailor Made, Master Roma Waiteman, Nova/SB, Publicis, Propeg e Talent.

Apesar das diversas variáveis possíveis, o avanço da Y&R em novas contas se deu por um único caminho: o das concorrências privadas. “O que decide uma concorrência é, em primeiro lugar, posicionamento estratégico. O segundo ponto é a solução criativa. E o terceiro maior peso é o da estratégia de mídia, que rentabilize o máximo possível o dinheiro do anunciante”, opina Quintela. 
wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    Marca da BRF Pet renova posicionamento de comunicação e amplia a atuação ao entrar nas categorias de patês e biscoitos para cães e gatos

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores