WPP nomeia novo CEO global para a AKQA
Baiju Shah, ex-CSO da Accenture Song, é escolhido para liderar a rede de agências

Baiju Shah é o novo CEO global a AKQA (Crédito: Divulgação)
O WPP anunciou nesta terça-feira, 15, o nome do novo CEO global para a rede AKQA: será Baiju Shah, que era global chief strategy officer na Accenture Song.
A AKQA estava sem um ocupante oficial da posição global de CEO desde a saída de Ajaz Ahmed, cofundador da AKQA, em outubro do ano passado. Ao longo desse período, Stephan Pretorius assumiu o posto interinamente.
Desde então, a AKQA passou por algumas mudanças dentro do WPP. Até maio deste ano, AKQA e Grey estavam agrupadas em uma mesma unidade. Naquele mês, no entanto, o WPP tirou a Grey dessa posição, passando a integrá-la à rede Ogilvy.
Na época, Laura Maness, CEO global da Grey, havia adiantando que tal movimento ocorria em meio aos planos do WPP de escolher um novo CEO global para a AKQA.
Agora, segundo o WPP, a nomeação de Shah vai ao encontro da missão da AKQA em oferecer “criatividade excepcional, aliada à expertise em inteligência aritifical, dados e tecnologia”.
Com mais de 25 anos de carreira, o novo CEO trabalhoi com diversas marcas globais e foi um dos cofundadores da Accenture Song, a divisão criativa da consultoria. Antes, foi diretor global de estratégia e senior managing director na companhia.
Shah também coliderou a Fjord, consultoria de design e inovação da Accenture Song, que foi expandida para 35 estúdios globais.
Em comunicado, Mark Read, atual CEO do WPP, declarou que, nas últimas duas décadas, Shah demonstrou ser um dos líderes do setor em unir estratégia, criatividade e tecnologia emergente.
Já Baiju Shah disse que a AKQA “sempre foi sinônimo de inovação criativa e icônica” e que é uma honra ingressar em uma empresa cuja herança não é apenas histórica, mas uma base para o que vem adiante.
“À medida que a IA e as mudanças culturais transformam a forma como as empresas operam e como a criatividade em si é praticada, temos uma oportunidade extraordinária de criar um trabalho que molda a maneira como as pessoas vivem e se conectam. A AKQA está singularmente equipada para este momento, combinando artesanato, tecnologia e um profundo conhecimento das pessoas e da cultura”, declarou o novo CEO.