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O cloud auxilia em soluções de telecom?

Para Milena Leal, diretora de negócios com grandes empresas de Google Cloud para o Brasil, a nuvem ajuda a monetizar o 5G como uma plataforma de serviços de negócios

Victória Navarro
25 de junho de 2021 - 6h00

A pandemia evidenciou, ainda mais, a importância de redes de telecomunicações confiáveis, resilientes e diversificadas. Recentemente, o Google, por exemplo, anunciou a construção do Firmina, um cabo submarino responsável por ligar a costa leste dos Estados Unidos à Las Toninas, na Argentina. Com 12 pares de fibra óptica, a tecnologia visa permitir que os usuários tenham acesso rápido e de baixa latência a produtos da multinacional de serviços online e software, como Search, Gmail e YouTube. “As empresas de telecomunicações seguem enfrentando pressão para transformarem-se digitalmente. A ascensão do 5G e a popularização de dispositivos conectados passaram a exigir mais delas, impactando na transformação de seus negócios”, explica Milena Leal, diretora de negócios com grandes empresas de Google Cloud para o Brasil.

Nesse sentido, o Google Cloud tem atuado em parceria com teles, a fim de ajudá-las a monetizar o 5G (quinta geração de telefonia móvel) como uma plataforma de serviços de negócios e capacitá-las a envolverem melhor seus clientes, por meio de experiências baseadas em dados.

Com exclusividade para o Meio & Mensagem, Milena explica como a nuvem pode estar presente nos planos estratégicos dos anunciantes e como a inteligência artificial e os dados podem transformar a experiência dos clientes.

Milena Leal, diretora de negócios com grandes empresas de Google Cloud para o Brasil (crédito: divulgação)

Meio & Mensagem – Na publicidade, como o cloud pode estar presente nos planos estratégicos de anunciantes?
Milena Leal – Nossa missão, no Google Cloud, é ajudar as empresas a acelerarem sua capacidade de transformação e inovação, trazendo nossa experiência em tecnologias como inteligência artificial, machine learning e análise de dados. Com as ferramentas de marketing integradas do Google Cloud, os profissionais de marketing podem explorar insights de clientes, identificar tendências rapidamente e personalizar mensagens e experiências. Ao integrar os dados de marketing, para entender melhor as diferentes maneiras de interação do cliente com as empresas, de campanhas publicitárias e programas de fidelidade até acesso ao site e app, é possível compreender a jornada do consumidor. O Google Cloud for Marketing também permite que profissionais prevejam resultados de marketing e de negócios, por meio do uso de ferramentas de machine learning do Google Cloud. Elas permitem entender melhor como os clientes vão interagir com cada empresa e prever o impacto das decisões organizacionais, incluindo como investir os recursos de marketing. A nuvem também ajuda empresas a criar experiências mais envolventes e personalizadas, que aumentem a fidelidade e gerem receita ao segmentar os clientes, gerar públicos-alvo direcionados e adaptar conteúdo em escala.

M&M – Qual é o potencial da nuvem em escalar o relacionamento entre marca e consumidor?
Milena – Em Google Cloud, queremos trabalhar com nossos clientes em projetos de inovação local, por meio da nuvem e tecnologias como inteligência artificial e machine learning. Um grande e recente exemplo é a parceria que estabelecemos com a Globo, cuja duração é de sete anos. Nela, nós somos o principal provedor de soluções em nuvem para a Globo e também um catalisador de inovação. O Google Cloud vai ajudar a Globo a utilizar tecnologias de inteligência artificial, machine learning e análise de dados, para acelerar a transformação digital da empresa, modernizar operações e potencializar as tecnologias de nuvem, de forma segura e confiável. A Globo e o Google Cloud também estabeleceram uma dinâmica de trabalho conjunto, para catalisar a criação e lançamento de soluções que se adaptam às demandas dos consumidores e às oportunidades do mercado. O primeiro projeto, que já está em andamento, dessa estrutura de coinovação será a integração customizada do Globoplay com Android TV, com o objetivo de combinar a programação da TV aberta (sinal digital e broadcast) e da TV via internet (broadband), resultando em novas formas de interação com o público que esteja assistindo ao canal aberto da TV Globo, com sinal digital padrão. As inovações que integram esses dois ambientes de TV vêm criando uma nova janela de oportunidades no Brasil, que impactam a experiência do público — com uma navegação mais fluida e complementar entre o digital e linear — e as novas possibilidades de hipersegmentação da oferta de conteúdo.

M&M – Qual é o papel da computação em nuvem no desenvolvimento e expansão de soluções de telecomunicações?
Milena – A pandemia evidenciou, ainda mais, a importância de termos redes de telecomunicações de alta capacidade, que sejam confiáveis, resilientes e diversificadas. As empresas precisaram acelerar a transformação digital em seus negócios e a telecomunicação é parte primordial desse processo. Prova da importância que damos para a conectividade é o anúncio que fizemos, recentemente, sobre a construção do Firmina, o novo cabo submarino do Google que vai ligar a costa leste dos Estados Unidos à Las Toninas, na Argentina, com pontos intermediários em Praia Grande (Brasil) e Punta Del Este (Uruguai). Ele entrará em funcionamento em 2023 e vai beneficiar todos os usuários do Google, na América do Sul, ao reforçar e diversificar a nossa rede. O Firmina é o maior cabo do mundo capaz de funcionar com apenas uma fonte de energia em uma de suas pontas. Com 12 pares de fibra óptica e sendo parte essencial do backbone de rede da empresa, o Firmina vai levar tráfego de rede entre os EUA e a América do Sul com rapidez e segurança, permitindo que usuários tenham acesso rápido e de baixa latência a produtos do Google, como Search, Gmail e YouTube, e aos serviços do Google Cloud. Um caso de uso do Google Cloud no setor de telecomunicações é com a Tim. Nesta parceria, a Tim procurou o Google Cloud para contribuir em sua estratégia de big data, machine learning e inteligência de dados. A gigante de telecomunicações utiliza o Google Cloud Platform, realizando análises em tempo real, a fim de obter insights exclusivos sobre seus negócios. Essas informações ajudam a operadora a aprimorar ainda mais seus serviços ao cliente, no planejamento e na otimização da rede, além de contribuir com o fornecimento de ofertas personalizadas aos usuários e produtos baseados em dados e analytics. Com o acordo, o Google Cloud passou a ser responsável não só pelo fornecimento da Google Cloud Platform, mas também por toda a consultoria que envolve a migração do ambiente atual, o redesenho e a otimização em nuvem, além de apoiar a Tim na construção de seu Centro de Excelência, o CoE.

M&M – Como a inteligência artificial e os dados podem transformar a experiência dos clientes?
Milena – É incrível ver como a inteligência artificial tem sido, cada vez mais, um recurso que pode ajudar na solução de problemas que afetam bilhões de pessoas. O Google é uma empresa AI-first e, sempre, acreditou que a inteligência artificial, o software e o hardware podem oferecer as melhores experiências aos usuários de nossos produtos para o consumidor final: hoje, o Google opera nove plataformas com mais de 1 bilhão de usuários, incluindo o Chrome, o Drive e o Gmail. No Google Cloud, oferecemos essas mesmas tecnologias de inteligência artificial e ajudamos nossos clientes a resolverem seus problemas mais complexos com o uso da nuvem. Trabalhamos com diversos serviços de machine learning modernos, com modelos pré-treinados como Cloud Jobs API, Video Intelligence API e Speech API, o que permite que nossos clientes criem seus próprios modelos de sistemas de deep learning em larga escala. Também criamos o TensorFlow e o tornamos de código aberto e livre, porque acreditamos em criar plataformas onde os desenvolvedores possam criar tecnologias. Ele permite que qualquer pessoa, inclusive pesquisadores, utilizem machine learning, para resolver problemas complexos.

M&M – O 5G pode ser uma plataforma de serviços corporativos?
Milena – As empresas de telecomunicações seguem enfrentando pressão para transformarem-se digitalmente. A ascensão do 5G e a popularização de dispositivos conectados passaram a exigir mais delas, impactando na transformação de seus negócios. Nesse sentido, o Google Cloud tem atuado em parceria com empresas do setor de telecom, de maneira a ajudá-las a monetizar o 5G como uma plataforma de serviços de negócios, além de capacitá-las a envolverem melhor seus clientes, por meio de experiências baseadas em dados. Atuamos, portanto, de maneira estratégica, para ajudar os provedores de serviços de comunicação a atender às crescentes demandas de clientes corporativos, aproveitando as vantagens dos recursos de nuvem com conectividade 5G. Acreditamos que, por meio de parcerias em todo o setor de telecomunicações, possamos diminuir o custo e o go-to-market necessários, para que as empresas do segmento abram novas linhas de negócios.

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