“Não esqueça a minha Caloi”, 40 anos depois

Buscar

“Não esqueça a minha Caloi”, 40 anos depois

Buscar
Publicidade

Comunicação

“Não esqueça a minha Caloi”, 40 anos depois

Autor do famoso slogan, publicitário José Cocco é convidado pela Tribal a readaptar o conceito, voltando-o à causa da mobilidade urbana


25 de setembro de 2018 - 12h17

Da esq. para a dir.: Cyro Gazola, presidente da Caloi; Eduardo Rocha, diretor de marketing, inovação e vendas da Caloi; Carlos Fonseca, co-presidente da Tribal Worldwide e José Cocco (Crédito: Anderson Souza/ Divulgação)

“A campanha ‘Não esqueça a minha Caloi’ me trouxe muitas recompensas e alegrias. Durante minhas palestras por esse Brasil afora, cada vez que cito a campanha sou muito aplaudido. O público, hoje adulto, eram as crianças da época da campanha realmente inesquecível”. A análise de José Estevão Cocco representa bastante a relação do criador com sua obra. Em 1978, ele ganhou a responsabilidade de ajudar a marca Caloi a incluir as bicicletas entre as opções de presentes para as crianças no final do ano. Nasceu, assim, o “Não Esqueça a Minha Caloi”, um dos slogans mais marcantes da propaganda brasileira e que, agora, é resgatado em uma nova roupagem para celebrar os 120 anos de história da marcai.

Desde o último sábado, 22 (Dia Mundial sem Carro), anúncios em jornais e posts nas redes sociais vem mostrando a nova campanha da Caloi, que resgata o famoso slogan como um manifesto em prol das bikes como ferramentas da mobilidade urbana. Assinada pela Tribal Worldwide, a campanha resgata as cenas antigas que apresentaram o slogan, combinando-as com situações atuais que pedem que, de fato, a presença dos ciclistas nas ruas não seja esquecida. Em 2018, o “Não Esqueça a Minha Caloi” foi transformado em um apelo para que os motoristas, ao fazerem uma curva, mudaram de faixa e trafegarem pelas ruas não esqueçam que, ao seu lado, pode estar um ciclista em uma posição mais vulnerável. Veja:

Para fazer a readaptação do slogan, a Tribal convidou o próprio José Cocco. O profissional participou da criação da ação atual e se diz satisfeito ao ver sua obra utilizada como forma de conscientização. “Ao ver a abordagem ser resgatada pela Tribal em propósitos muito mais sociais, a minha satisfação é maior ainda. Afinal, quem trabalha com criação publicitária sempre deve pensar no alcance social das suas campanhas”, destaca o criativo.

De acordo com a agência, o retorno do “Não Esqueça a Minha Caloi” pretende iniciar uma ação aberta a outras marcas. No anúncio publicado em jornais de grande circulação no último sábado, 22, a Caloi convida outras marcas a aderirem à campanha, pedindo às pessoas que não esqueçam da presença – e da função – das bicicletas como meios de transporte. Para o criativo, do slogan, a expectativa em relação à nova ação é alta. “Com certeza a campanha atual fará a original mais inesquecível ainda”, aposta.

Publicidade

Compartilhe

Veja também