Comercial do Santander é alvo de críticas de consórcios

Buscar

Comercial do Santander é alvo de críticas de consórcios

Buscar
Publicidade

Comunicação

Comercial do Santander é alvo de críticas de consórcios

1consórcio faz vídeo em resposta à campanha da plataforma Pi Investimentos, do banco, em que o personagem não tolera empresas "empurrando consórcio"


31 de maio de 2019 - 19h48

Na segunda semana de maio, a Pi Investimentos, plataforma de investimentos do banco Santander, lançou uma campanha protagonizada por Antônito Tabet que ironizava o modelo de consórcio e propunha para o público investir “inteligente” e investir na Pi. A peça obteve uma reação negativa de empresas e instituições do setor.

Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), em nota de repúdio, declarou que a mensagem era ofensiva ao sistema de consórcios, “afrontando os legítimos interesses das administradoras, colaboradores, profissionais de vendas e, sobretudo, consorciados”, afirma o comunicado. A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord), por sua vez, considerou a campanha incompatível com a realidade.

Ambas afirmaram solicitar ao Santander que retirasse a campanha do ar, o que não aconteceu, pois o banco alegou que a campanha é irreverente e não prejudica os demais players do setor, já que todos estão atuando pela conscientização do mercado e pela educação financeira, disse a Ancord.

No entanto, na noite da quinta-feira, 30, a 1consórcio, plataforma digital de consórcios em rede fruto da união da Kogut com o Consórcio Viwa e o Grupo Coimex, publicou um filme em resposta à comunicação que traz um ator caracterizado como o personagem de Tabet está na peça da Pi Investimentos. Ele aparece abraçado por um homem de terno que veste gravata vermelhas, assim como a toalha e o tapete do ambiente — cor do Santander.

Em um diálogo com as mesmas estruturas do filme da plataforma de investimentos, o personagem principal diz ao executivo que pedir para que ele desmoralize o sistema de consórcio “que é sucesso há 50 anos” com algo que mal saiu das fraldas não está tudo bem — a Pi Investimentos foi lançada em março deste ano pelo Santander. O personagens afirma, ainda, que o consórcio é algo tão bom que até o banco vende.

“O mercado é grande, há espaço para todos, mas é preciso muito cuidado na criação de estereótipos. Não podemos permitir que venham denegrir a imagem e a credibilidade do segmento de consórcios, e é isso que queremos mostrar com nosso vídeo”, disse Marcelo Kogut, diretor de marketing da 1consórcio, em comunicado. Segundo o executivo, a empresa não poderia se calar diante da ofensa, que também é feita a outros setores do mercado financeiro, como os agentes autônomos de investimento. A peça da plataforma digital de consórcios em rede ainda coloca o slogan “1 por todos, todos por 1” ao final do filme para reforçar a união da classe de profissionais e administradoras de consórcios e outros segmentos atingidos.

*Crédito da imagem no topo: Reprodução/Pi Investimentos

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi