Kobe Bryant inspirou prêmios da publicidade brasileira

Buscar

Comunicação

Publicidade

Kobe Bryant inspirou prêmios da publicidade brasileira

Kobe's Rules Book, criado pela Africa para a ESPN quando o atleta se aposentou das quadras, rendeu troféus em Cannes e no Clio

Bárbara Sacchitiello
27 de janeiro de 2020 - 5h00

(Crédito: Reprodução)

Morto em um acidente de helicóptero nesse domingo, 26, em Los Angeles, Estados Unidos, Kobe Bryant deixa seu nome na lista dos maiores atletas da história do basquete e do esporte no mundo. A reverência ao talento e às habilidades do jogador eram tantas que motivaram até um trabalho publicitário de uma agência brasileira – que rendeu prêmios em alguns festivais internacionais de criatividade.

Em abril de 2016, após 20 temporadas de atuação na NBA, Kobe Bryant se aposentou das quadras. Para celebrar o legado do jogador ao basquete mundial, a Africa, junto com o canal esportivo ESPN, desenvolveram o “Kobe’s Rules Book”, uma obra inspirada no livro de regras da NBA, com menções à trajetória, conquistas, legado e ao estilo do atleta.

Doze artistas foram convidados para fazer ilustrações no livro, que ainda tinha pintura, materiais gráficos e aplicações bordadas. A agência e o canal elaboraram 24 exemplares do livro (em referência a um dos números que Bryant estampava na camisa do Los Angeles Lakers, equipe na qual construiu toda sua história no basquete) e entregaram 23 exemplares dos livros para amantes da NBA e também enviaram um diretamente à Bryant.

A homenagem brasileira feita para Kobe Bryant rendeu diversos troféus. A peça conquistou 2 Leões de Bronze no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, ouro no Art Directors e o Grand Prix do Clio Sports, entregue em maio de 2017. Também em 2017, foi premiada com Ouro em Design no Wave Festival. Veja o vídeo-case:

Medalhas, troféus e Oscar
Além do reconhecimento na indústria da publicidade, o talento de Kobe Bryant também foi celebrado em outra área fora do segmento esportivo. Em 2018, Bryan foi premiado com um Oscar por “Dear Basketball, curta-metragem de animação da qual foi roteirista e narrador. A obra é baseada em um poema escrito pelo atleta quando se aposentou das quadras, no qual declarava seu amor ao esporte e agradecia por tudo que o basquete havia trazido a sua vida.

Nike
A Nike, que por muitos anos teve Kobe Bryant como embaixador, publicou uma homenagem em suas redes sociais nesse domingo, 26. “Ele era um membro querido da família Nike. Sentiremos muito sua falta”, escreveu a fabricante de materiais esportivos. Veja:

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • kobe bryant

  • Africa

  • NBA

  • ESPN

  • Marketing esportivo

  • Esportes

  • prêmios

  • Cannes Lions

  • Clio Sports

  • Wave Festival

  • Trofeus

  • homenagens

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”