BMW usa games e metaverso para lançar carro elétrico

Buscar

BMW usa games e metaverso para lançar carro elétrico

Buscar
Publicidade

Comunicação

BMW usa games e metaverso para lançar carro elétrico

Em ação realizada com a Ogilvy Brasil, marca apresenta modelo iX em uma live na Twitch, conduzida pelo streamer Nobru e pela jornalista Cris Amaral


17 de janeiro de 2022 - 13h48

A eletrificação é a palavra-chave da indústria automobilística em todo o mundo. Em busca de oferecer alternativas mais sustentáveis aos consumidores, fabricantes passaram a investir em tecnologia e colocar a inovação como prioridade para garantir um negócio futuro que combine mobilidade e adequação ambiental. Para a BMW, parte dessa ideia de futuro está representada no BMW iX, novo modelo de luxo da marca que deve chegar às ruas do Brasil em novembro.

 

BMW no metaverso (Crédito: Divulgação)

Bem antes disso, no entanto, a empresa começou a se preparar para contar aos consumidores sobre o conceito do novo veículo, que procura combinar a proposta de um carro conectado e inteligente com motor que funciona à base de eletricidade.

Apresentar esse novo conceito exigiu, por parte da marca, um trabalho de comunicação que saísse um pouco da fórmula geralmente utilizada pela indústria de carro de luxo. Por isso, a empresa decidiu entrar no universo dos games e mostrará, pela primeira vez, o BMW iX em uma live na plataforma de games Twitch, no próximo dia 24, conduzida pelo streamer Nobru e pela jornalista Cris Amaral. Na live, a marca irá mostrar os recursos visuais e tecnológicos do carro.

O projeto, que foi criado em conjunto com a Ogilvy Brasil, também terá uma concept store virtual em que as pessoas poderão fazer um test-drive no ambiente digital. Quem desejar, também terá a chance de encomendar um modelo para quando o veículo chegar nas lojas.

De acordo com Jorge Junior, head de marketing e CRM do BMW Group Brasil, o lançamento de um carro como o BMW iX pede novidade e evolução, por ser um produto inteligente, com atualização remota de software, que aprende com inteligência artificial. “Escolhemos a Twitch, que é a maior plataforma de games do mundo, e conta com uma grande audiência, especialmente gerações mais jovens e early adopters ávidos por tecnologia”, coloca o executivo. “Além da Twitch, trazemos o BMW iX de forma totalmente digital dentro do metaverso, um mundo virtual em 3D onde temos o carro, uma concept store e até mesmo test drive dentro do universo paralelo”, complementa.

Junior considera que, se a indústria automotiva quer continuar sendo importante, precisa se comunicar com jovens de outra maneira, que combine as divulgações tradicionais com outras linguagens, que tenham potencial de atingir o jovem onde ele está. O head de CRM e marketing explica que, para a realização de uma ação como essa, não se trata apenas de criar um carro virtual, mas desenvolver todo um contexto, buscando os parceiros certos para a realização do projeto. “Mas tudo isso não bastava, precisamos dar visibilidade e o peso que o iX merece, foi quando, então, buscamos o Nobru, um dos maiores nomes do game no mundo para fazer parte do lançamento, além da Cris Amaral, uma jornalista que cobre o mercado de carros e está acostumada com ações ao vivo”.

O profissional conta que, após essa fase inicial de experimentação digital do novo veículo, a marca e a agência promoverão outras ações com influenciadores digitais e formadores de opinião. Eventos físicos para que os clientes também possam ter outras experiências com o carro estão no radar da BMW.

*Crédito da foto no topo: iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa