Promocionais querem mais planejamento

Buscar
Publicidade

Comunicação

Promocionais querem mais planejamento

Agências do setor de live marketing ressaltam a importância de estarem inseridas no início dos processos criativos


30 de julho de 2013 - 7h02

A última apresentação do 1º Congresso de Live Marketing ficou sob responsabilidade do comitê Pesquisa e Evolução do Mercado, liderado por Marcelo Heidrich, do Ponto de Criação, e contou com as presenças de Graziela di Giorgi, do Grupo Consultores; Mario Ruggiero, da Nielsen e Luciana Stein, da trendwatching.com.

Eles levaram insights e tendências para os participantes sobre a importância do marketing promocional e para onde vai esse mercado. Em comum, os três convidados ressaltaram a importância da inserção das empresas do setor no início do planejamento estratégico de uma ação, trabalhando lado a lado com agências tradicionais e anunciantes. 

De acordo com Graziela di Giorgi, pesquisa do Grupo Consultores mostra que os anunciantes estão em busca de fontes isentas de recomendação. “Na prática, elas querem ouvir a opinião de alguém que não está recebendo uma bonificação ao comprar um anúncio”, descreve. O que segundo ela, é a grande oportunidade para as agências de marketing promocional se aproximarem e se posicionarem. Outro ponto que Graziela destacou, é a necessidade das empresas de live marketing ampliarem suas áreas digitais, como uma extensão das experiências criadas no off-line.

Para Mario Ruggiero, da Nielsen, é justamente a experiência que vai criar um diferencial para marcas no contato com o consumidor ou shopper – termo usado para diferenciar a pessoa que decide pela compra. “Mais de 15 mil produtos são lançados no Brasil todos os anos nas mais diversas categorias, é preciso convencer o shopper a adquirir uma novidade. Neste sentido, a experiência pode fazer muita diferença”, destaca.

Outro ponto debatido no painel, por Luciana Stein, da trendwatching.com, foi a necessidade das marcas estarem atentas e de prontidão ao que está acontecendo em suas cidades e países. “Aproveitar um momento pode gerar milhares de visualizações nas redes sociais”, argumenta. Além disso, a conversa com esse consumidor vai se estender.

Considerações e propostas
A comissão também contou com a colaboração de Claudio Xavier, da Newstyle e Marcio Franco, da Simple Comunicação. Eles realizaram reuniões antes do evento e junto com Marcelo Heidrich, eles apresentaram as proposições ao mercado.

A primeira recomendação é para que as agências de live marketing estreitem o relacionamento com os anunciantes para que comecem a participar dos processos criativos no início do trabalho. O segundo ponto é prestar mais atenção no digital, com maior profissionalização dessa área dentro das agências. A terceira e quarta proposição tratam em focar no shopper e na experiência. Por último, privilegiar o ao vivo.

Sindilive já é uma realidade
Kito Mansano, presidente da Ampro, encerrou os trabalhos do 1º Congresso contando aos presentes que a assembleia realizada na última semana decidiu por aprovar a proposta da criação de um sindicato para representar as empresas do setor. Com isso, a Ampro (Associação de Marketing Promocional) deixará de existir e dá lugar ao Sindilive. “Ouvi uma vez em Brasília em uma das várias reuniões que tivemos lá sobre a bitributação de impostos para o nosso setor, que como associação representamos apenas alguns empresários e como sindicato estaríamos representando uma categoria inteira, um setor. Por isso, a mudança. Agora vamos continuar lutando por nossas questões com mais força”, disse Mansano. 

wraps
Leia mais sobre o 1º Congresso de Live Marketing:

Live marketing quer relações sustentáveis

Aprovação de promoções será digital

O Cirque du Soleil e o live marketing

Ampro mira tributos, promoções e segurança

Marcas, sensações e pessoas

Os primeiros passos do live marketing

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf