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Com três novas categorias e valorização dos resultados e negócios gerados pelas campanhas, segunda edição do YouTube Works no Brasil abre suas inscrições, que podem ser feitas até 15 de março

  • Yes, também temos GP: o prêmio máximo do YouTube Works é chamado de Grand Play

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5 de fevereiro de 2021 - 13h12

A força do YouTube como potencializador de resultados de campanhas e negócios é inegável. A cada ano, a plataforma de vídeos ganha mais espaço no dia a dia dos usuários, que formam uma audiên­cia engajada e com poder de compra. Segundo dados da Comscore VMX Multiplatform, de agosto de 2020, no Brasil, por exemplo, mais de 105 milhões de usuários, com mais de 18 anos, estavam conectados, mensalmente, no YouTube.

Para celebrar e reconhecer a criatividade como motor fundamental do relacionamento bem-sucedido entre marcas e o público massivo da plataforma, bem como inspirar a indústria da comunicação, foi criado o YouTube Works. O prêmio, que já contou com edições nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Colômbia, estreou no Brasil em 2020, em parceria com a empresa de dados e consultoria Kantar. A grande vencedora foi “Caverna do Dragão”, criado pela DPZ&T para Renault.

Como participar em 2021
As inscrições para a edição nacional 2021 do YouTube Works podem ser realizadas de 15 de fevereiro a 15 de março. Por meio do site da premiação  youtube.com/intl/pt-BR/ads/youtube-works/, agências e anunciantes conseguem enviar seus melhores cases, que, posteriormente, serão avaliados por um júri de líderes renomados da indústria de comunicação. Em duas rodadas, os profissionais selecionam os vencedores de diversas categorias (leia mais no quadro abaixo, à esq.). O trabalho que mais se destacar, em termos de resultados, narrativa e eficiência, leva o Grand Play (GP). Os vencedores serão revelados em maio, em uma cerimônia online.

“O YouTube Works ajuda as marcas e as agências a analisarem seus cases e a identificarem estratégias vencedoras que tiveram dentro da plataforma. Também faz com que tais estratégias ganhem luz no mercado e possam servir como exemplo para outras empresas e indústrias”, afirma Marcella Campos, head of marketing do YouTube.

Conheça as 7 categorias do YouTube Works

2020 Reaction
Criada para reconhecer as marcas que souberam se reinventar durante a pandemia, esta categoria premia os cases que usaram o YouTube para escalar uma ideia que já era impactante, ao identificar a necessidade de mudar a abordagem junto ao público e de criar soluções para obter resultados no negócio.

Brand Building
Busca reconhecer como o YouTube ajuda a gerar lifts de marcas, por meio de sua capacidade de escala, compreensão de audiências e possibilidades em soluções, independentemente do objetivo inicial da campanha.

Best Work with Creators
O bom aproveitamento dos criadores do YouTube para atingir os propósitos da campanha ou do projeto é o que caracteriza os cases desta categoria. Para receber essa premiação, a campanha precisa fazer bom uso da aderência do criador com a marca ou com o público que almeja atingir.

Data Driven Marketing
Destaca os cases que fizeram melhor uso da inteligência de dados oferecida pela plataforma, para traçar estratégias, corrigir rotas ou otimizar os recursos da campanha — e, assim, aumentar o impacto que a comunicação trouxe para o negócio.

Strategy for Action
Os cases inscritos nesta categoria utilizam um formato, um conceito ou uma linguagem nativos do YouTube, para transformar uma intenção já existente em seu público-alvo em conversão e, dessa forma, trazer resultados de negócio para a marca.

Visibility and Inclusion
Reconhece os cases que aproveitaram da melhor maneira as características do
YouTube, para causar impacto positivo em prol de uma causa social, trazendo benefícios para a comunidade representada.

Grand Play (GP)
O GP do YouTube Works é chamado Grand Play. A peça, estratégia ou campanha premiada precisa ser inovadora e, por meio da excelência e criatividade do YouTube, apontar os caminhos para a indústria de comunicação.

Jurados e novidades
A segunda edição brasileira do YouTube Works chega acompanhada de novidades. Com o objetivo de dar à premiação um foco ainda maior em negócios e de alinhá-la ao posicionamento do Google no mundo, foram criadas três categorias: Brand Building, Strategy for Action e 2020 Reaction, principal destaque entre as novas premiações deste ano. “Esta categoria foi desenvolvida para mostrar os anunciantes que souberam se reinventar em um ano desafiador, marcado pela pandemia do coronavírus, e como usaram o YouTube para escalar essa transformação”, diz Marcella.

Outra mudança, em relação à 2020, é o corpo de jurados. Para escolher os vencedores deste ano, foram designados 15 profissionais do mercado de comunicação. O júri conta com executivos de empresas vencedoras do ano passado, como André França, vice-presidente de mídia da WMcCann; Danielle Sardenberg, Superintendente de Marketing Santander; Lica Bueno, sócia e CSO da Suno; e Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.

Relembre os vencedores de 2020
Em sua primeira edição, prêmio destacou a união entre propaganda e entretenimento

Na primeira edição de YouTube Works, no Brasil, realizada no ano passado, o destaque ficou com o case “Caverna do Dragão”, criado pela DPZ&T para Renault. O trabalho, além de conquistar o GP, foi premiado nas categorias Creative Effectiveness, para o melhor trabalho criativo e eficiente, e BuzzWorthy, responsável por enaltecer cases que tiveram grande repercussão além da plataforma.

Em 2020, o case “Caverna do Dragão”, criado pela DPZ&T para Renault, conquistou o GP no YouTube Works

A peça, baseada no desenho homônimo ao título da ação, que fez sucesso entre os anos de 1980 e 1990, comunica o lançamento do Renault Kwid Outsider. A campanha contou com o apoio de criadores de conteúdo, que especularam sobre um possível lançamento de um live action da animação, e fez com que 156 mil pessoas entrassem no site da marca, gerando quase 8 mil leads. “Entramos para a história como a primeira agência a ganhar o Grand Play, no YouTube Works, por meio de uma campanha inspirada na cultura popular. ‘Caverna do Dragão’ é a prova de que é possível unir propaganda e entretenimento, assim como partir da criatividade para gerar resultados expressivos para o cliente”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.

Na categoria Best Work With Creators, que premia o uso de criadores na campanha para atingir resultados de negócio, o vencedor foi o case “You Donors”, da WMcCann para o Exército da Salvação. Em Media Strategy, que enaltece a mais qualificada estratégia de mídia, o ganhador foi “Santander Duo”, da Suno United Creators para o Santander. “Som do Silêncio”, da Artplan para a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República), foi premiado em Visibility & Inclusion, responsável por cases em prol de causas sociais.

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