Designer chefe da Apple deixa o cargo para montar empresa

Buscar

Designer chefe da Apple deixa o cargo para montar empresa

Buscar
Publicidade

Marketing

Designer chefe da Apple deixa o cargo para montar empresa

Há décadas no posto, Jony Ive foi responsável pela aparência de produtos icônicos da companhia. Entre eles, o iPod, o iMac e, finalmente, o iPhone


28 de junho de 2019 - 8h30

Tim Cook, CEO da Apple, e Jony Ive durante evento aberto à imprensa. (Crédito: David Paul Morris/Bloomberg/AdAge)

Por Ad Age*

O designer chefe da Apple, Jony Ive, está deixando a companhia após décadas no posto para formar uma empresa independente – e a Apple é um de seus primeiros clientes. Ive é o responsável pela aparência dos produtos mais icônicos da Apple, incluindo o iPhone.

 “Jony é uma figura singular no mundo do design e seria impossível superestimar seu papel na renovação da Apple, do iMac em 1998 até o iPhone, com uma ambição sem precedentes”, afirmou o CEO Tim Cook, por meio de nota. “A Apple continuará a aproveitar o talento de Jony ao trabalhar diretamente com ele em projetos exclusivos, e através do trabalho constante, brilhante e apaixonante da equipe que ele construiu”. As ações da Apple caíram 1% após a notícia.

Outros designers da empresa ocuparão a função de Ive. Evans Hankey, vice-presidente de design industrial, e Alan Dye, vice-presidente de design de interface humana, reportarão a Jeff Williams, chief operating officer da companhia.

Dye e Hankey ocupam funções de liderança no design da Apple há anos. Eles que haviam assumido as funções diárias quando Ive passou a focar na criação da nova sede da companhia em Cupertino, Califórnia. Williams, por exemplo, liderou o desenvolvimento do Apple Watch desde o início. Segundo a companhia, ele passará mais tempo trabalhando com sua equipe no estúdio.

Ive começou a liderar o time de design da empresa em 1996, antes ainda de Steve Jobs voltar à empresa que estava quase falindo. Nas últimas duas décadas, os designs de Ives, desde o desktop em 1998, incluindo o iPod em 2001, até o iPad em 2010, foram significantes para o crescimento da empresa. Em 2012, um ano após se tornar CEO, Cook indicou Ive como também responsável pelo design de softwares.

 

*Crédito da imagem no topo: reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil