Next, Now #07 – Construção de marca 4.0

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Next, Now #07 – Construção de marca 4.0

Fernando Vilela, head de growth e marketing da Rappi, fala sobre o papel dos dados e da automação na estratégia de marketing das startups


27 de abril de 2020 - 13h00

Karina Balan e Luiz Gustavo Pacete

Na economia baseada em dados, automação e inteligência artificial, a construção de marca não está ligada mais apenas a investimento em marketing, publicidade ou conteúdo, ela passa por uma conexão direta a uma proposta de negócios funcional. Neste contexto, quais as estratégias, ferramentas e desafios para entender e ser relevante na jornada do consumidor? De acordo com Fernando Vilela, head de growth e marketing da Rappi, a cultura de uma empresa, seja ela tradicional ou digital, é fundamental para determinar a compreensão dessa jornada.

“No caso da Rappi, como empresa de tecnologia, ela não possui um intermediário, ou seja, o pulso do cliente está a todo momento aqui, isso faz com que o growth e o marketing sejam mais conectados por que existe o objetivo de construir marca e garantir a meta ao mesmo tempo”, explica. Vilela reforça que esta dinâmica altera, inclusive a forma de trabalho das equipes. “Grande parte das empresas tradicionais o time de marketing é a primeira etapa de um funil. Quando fala de uma startup tem esse time já integrado a um time de performance e de CRM, responsável em conectar as pontas e garantir que o usuário tenha a melhor jornada possível.”

De acordo com Vilela, a inovação na parte de um produto digital é muito mais dinâmica e intensa. “Para uma empresa tradicional, enquanto inovação pode significar uma mudança na linha de produção, para uma empresa digital ou uma startup que tenha um produto digital, essa inovação significa alterar a linha de um código, o que torna essa dinâmica, cada vez mais dinâmica e real time.”

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