Carrefour anuncia compra do Grupo Big por R$ 7,5 bilhões

Buscar

Carrefour anuncia compra do Grupo Big por R$ 7,5 bilhões

Buscar
Publicidade

Marketing

Carrefour anuncia compra do Grupo Big por R$ 7,5 bilhões

Movimento pretende ampliar presença do Grupo nas regiões Nordeste e Sul, onde a companhia tem baixa penetração


24 de março de 2021 - 11h45

Na madrugada desta quarta-feira, 24, o Grupo Carrefour Brasil anunciou que chegou a um acordo com o fundo de investimentos Advent International e com o Walmart para comprar o Grupo Big Brasil. A aquisição será realizada pelo montante total de R$ 7,5 bilhões. No Brasil, o Grupo Big é responsável por marcas como Big, Bompreço, Maxxi Atacado, Walmart e Sam’s Club.

 

(Crédito: Divulgação)

O acordo está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e tem conclusão prevista para 2022. A aquisição será composta por 70% em dinheiro e 30% por meio de ações recém emitidas do Carrefour Brasil. Em 2020, o Grupo Big registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas. Juntas, as companhias somam cerca de R$ 100 bilhões em vendas.

Para o Carrefour, a ação visa expandir a presença em regiões onde o Grupo tem penetração limitada, como o Nordeste e o Sul do País. Além de reforçar formatos tradicionais, como hipermercados e atacados, a transação amplia as ofertas de supermercados e soft discount, lojas Todo Dia. Outro interesse do Carrefour é o Sam’s Club, licenciado no Brasil pelo Walmart, que é baseado em um sistema de associados e conta com mais de dois milhões de membros no País.

Algumas sinergias devem ser aproveitadas dentro da estratégia. O Grupo Carrefour pretende converter as unidades de atacarejo Maxxi para a bandeira Atacadão. As lojas Big e Big Bompreço também devem ser incorporadas ao Atacadão ou Sam’s Club. Já as demais lojas devem ser convertidas para a bandeira Carrefour.

Histórico de comunicação

Em 2019, quando o Walmart vendeu 80% de seus ativos para Advent, o grupo decidiu substituir a marca Walmart Brasil por Grupo Big. O movimento era parte do acordo de compra e venda com o fundo de investimento. O processo de reposicionamento ficou sob a responsabilidade da WMcCann e a identidade visual teve desenvolvimento da Narita Design. Entretanto, por conflito de interesse com a Amazon, a WMcCann abriu mão da conta que acabou sendo atendida pela DPZ&T.

A parceria, no entanto, não durou muito. Em dezembro, o Grupo Big anunciou que sua conta voltaria para a WMcCann a partir de janeiro desse ano. Já o Carrefour é atendido pela Publicis desde 2016, quando a agência assumiu a conta após um processo de concorrência.

*Crédito da foto no topo: Ajwad Creative/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas