Jovens preferem Twitter a Facebook

Buscar
Publicidade

Mídia

Jovens preferem Twitter a Facebook

Estudo mostra que adolescentes norte-americanos estão em busca de redes sociais onde os pais não estejam tão presentes


28 de outubro de 2013 - 3h13

Do ProXXIma

A utilização de mídia social está amadurecendo e, à medida em que mais plataformas surgem e ganham força, anunciantes e profissionais de marketing começam a se planejar para estratégias baseadas nos novos cenários deste mercado. Para isso, uma das maneiras mais efetivas de identificar as tendências é olhar para um grupo demográfico extremamente conectado com o universo digital: os adolescentes.

Para mapear as preferências dos jovens norte-americanos, a Piper Jaffray realizou um estudo com mais de 8,5 mil adolescentes, com média de 16 anos, que aponta mudanças no cenário da mídia social. De acordo com a pesquisa, pela primeira vez, os internautas nessa faixa etária elegeram o Twitter como a rede social mais importante, desbancando o Facebook.
 

wraps

A ascensão do Twitter e o declínio do Facebook mostra que os jovens estão em busca de novas redes sociais e, com isso, mudam seu comportamento online. A pesquisa mostra também que o Instagram e "outras redes" aumentaram em mais de 10% a preferência com os internautas em relação ao ano anterior. Em outras palavras, esses resultados dizem menos sobre a disputa entre Facebook e Twitter, e mais sobre o novo comportamento dos adolescentes na busca por redes sociais onde os pais não estão presentes. 

 

wraps

Os dados do estudo não deixam qualquer dúvida de que o uso do Facebook está em declínio entre os adolescentes. De acordo com outra pesquisa, a RBC Capital Markets, neste ano, 41% dos usuários da rede social, entre 16 e 18 anos, gastaram menos tempo no site em relação ao ano anterior. Além disso, o estudo mostra que 35% destes internautas disseram que utilizarão cada vez menos a plataforma no próximo ano.

Apesar da mudança de comportamento entre os mais jovens, relatórios do eMarketer mostram que o percentual de internautas, entre 12 e 17 anos, que utilizam o Facebook, permanecerão na rede social até 2017. E, durante esse período, o Twitter apresentará crescimento constante dentre esta faixa etária de internautas.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Com o projeto “Checamos”, parceria visa combater desinformação em notícias compartilhadas em redes sociais

  • Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Abert, Abratel, Fenapro e Abap pedem mobilização pela criação de um modelo que integre as métricas de audiência dos meios tradicionais e digitais