Mídia
Circulação digital da Folha ultrapassa a do impresso
A virada inédita no Brasil poderá se estender a outros grandes jornais nacionais, como apontou o Meio & Mensagem
Circulação digital da Folha ultrapassa a do impresso
BuscarCirculação digital da Folha ultrapassa a do impresso
BuscarA virada inédita no Brasil poderá se estender a outros grandes jornais nacionais, como apontou o Meio & Mensagem
Guilherme Fernandes
27 de setembro de 2016 - 7h50
A circulação digital da Folha de S. Paulo ultrapassou a metade do total do jornal em agosto, segundo dados do IVC (Instituto Verificador de Comunicação). Da média diária de 316,5 mil exemplares no mês, cerca de 161,8 mil (51%) corresponderam à edição digital do jornal, contra 154,7 mil (49%) da impressa. A Folha é o primeiro jornal brasileiro a apresentar essa mudança.
Digital pode passar impresso ainda este ano
O Meio & Mensagem apontou em fevereiro a possibilidade de virada entre os dois tipos de circulação, devido à tendência de aumento da participação digital entre os principais jornais brasileiros. Em agosto, a circulação digital de “O Globo” alcançou 48%, enquanto em “O Estado de S. Paulo” ficou em 39% e “Zero Hora” em 36%.
A Folha também foi o primeiro jornal brasileiro a adotar o “paywall” no Brasil, modelo que limita o acesso gratuito a um certo número de matérias por mês, atualmente em dez. É preciso assinar para ter acesso a mais conteúdo.
O IVC considera que cada assinatura digital equivale a uma assinatura do impresso. Outro levantamento do Instituto sobre a audiência dos sites de jornais, de agosto, mostrou que 57% dos acessos se deram por smartphones, enquanto computadores (desktops e notebooks) responderam por 39%.
Compartilhe
Veja também
Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos
Com o projeto “Checamos”, parceria visa combater desinformação em notícias compartilhadas em redes sociais
Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência
Abert, Abratel, Fenapro e Abap pedem mobilização pela criação de um modelo que integre as métricas de audiência dos meios tradicionais e digitais