Uma Época de duas décadas

Buscar
Publicidade

Mídia

Uma Época de duas décadas

Semanal da Editora Globo celebra 20 anos pensando no futuro e investindo em eventos


25 de maio de 2018 - 10h56

Em 23 de maio de 1998 circulou a primeira Época, com 250 mil exemplares. Nesta sexta-feira, 25, bancas e assinantes recebem a edição que comemora os 20 anos da revista. A edição remonta à capa do número um, que aludia a “Um futuro melhor”, revisitando hoje algumas das expectativas do brasileiro de então e jogando luz sobre o futuro. “Trazemos ainda um grande fotógrafo brasileiro que revisita seu trabalho e alguns perfis de pessoas importantes, que fizeram parte de nossa história e ainda estão no jogo político”, descreve Daniela Pinheiro, diretora de redação de Época. A manchete joga luz sobre os jovens de idade próxima da revista, seus hábitos de consumo, sua visão de mundo, seus desejos.

 

Capa da Época desta semana, que celebra os 20 anos da revista (Crédito: Divulgação)

Outra novidade é a circulação que, segundo a empresa, quase dobrou desde que a revista passou a ser também encartada junto aos jornais O Globo e Valor enviados aos assinantes dos diários às sextas-feiras (assinantes da revista não ganham os jornais). Além desse formato, a Época e O Globo saem numa promoção casada em venda avulsa em algumas bancas da Grande Rio de Janeiro aos domingos. Assinantes da modalidade Jornal Digital ou do aplicativo Globo Mais — plataforma de publicações da empresa lançada em setembro — também têm acesso cruzado.

O Instituto Verificador de Comunicação (IVC) ainda não tem os dados dessa fase, iniciada em março, sendo que a última média mensal fornecida pela empresa é de 298 mil exemplares semanais em fevereiro. A revista fechou 2017 com média de 270 mil exemplares e terceira posição geral em circulação, impressa e digital, e em segundo lugar no ranking só de semanais. Mas teve, como a maioria dos títulos, queda de 20% no período. Agora, com a força dos diários, a expectativa é de tirar 500 mil exemplares da edição de aniversário.

CI Rio de Janeiro (RJ) 27/02/2018 Daniela Pinheiro, diretora da Época Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo

Se caiu a circulação geral no ano passado, principalmente pela queda do impresso, a Época foi a revista que teve a maior curva de crescimento de digital isoladamente, entre as marcas oriundas de revista. Em 2017, ela cresceu 288% na comparação média com 2016. E seguiu crescente em 2018, com circulação digital de 143 mil em fevereiro, aumento de 35% na comparação com dezembro.

Segundo Virginia Any, diretora de mercado anunciante do grupo de publicações Globo, os números também são fruto da integração e de um pensamento digital first que se espalha pela redação — são cerca de 300 jornalistas trabalhando para todas as marcas, incluindo sucursais, exceto Valor, que em produção de conteúdo, segue independente. “Além disso, a Época já faz parte do Globo Mais, com vários canais de acesso além do site, que continuam sendo muito importantes”, explica a diretora comercial.

Eventos
Além da edição comemorativa, a Editora Globo prepara eventos com a marca Época para depois da Copa. O Época ao Vivo será um dia de redação aberta, com produção de conteúdo que poderá ser testemunhada pelo público do espaço Unibes Cultural, em São Paulo, além de painéis e debates com jornalistas e personalidades, brasileiros e estrangeiros, sobre temas como esporte, internacional, segurança, cultura, política etc.

Outra ativação reunirá Época e Vogue, título da Globo Condé Nast, durante a 16ª Flip — Festa Literária Internacional de Paraty, de 25 a 29 de julho. “Por quatro anos cuidei de uma curadoria do festival de jornalismo da Piauí e agora teremos, pela primeira vez, uma ‘casa de não-ficção’ na Flip, na qual teremos debates sobre literatura, jornalismo, política, economia, com jornalistas das duas redações mediando conversas com convidados”, relata Daniela, citando o período em que editou a revista mensal de grandes reportagens, onde estava até o fim do ano passado. Sua chegada ao comando de Época em janeiro deste ano incrementou uma série de mudanças que o Grupo Globo tem promovido em suas empresas de publishing, iniciado ainda em fevereiro do ano passado, quando a nova sede da Infoglobo foi inaugurada, integrando redações de O Globo, Extra e Expresso no Rio de Janeiro.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1811, de 21 de maio, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital