O que estaria por trás do #10YearChallenge?

Buscar

O que estaria por trás do #10YearChallenge?

Buscar
Publicidade

Mídia

O que estaria por trás do #10YearChallenge?

Segundo a Wired, as colagens de foto de perfil, que viraram febre nos últimos dias, serviriam para treinar o reconhecimento facial do Facebook; plataforma desmente


17 de janeiro de 2019 - 10h55

 

O uso de repetição em reconhecimento de imagens é uma prática comum no treinamento de sistemas de inteligência artificial (Crédito: Reprodução)

Qual era sua aparência há dez anos? Compare. A pergunta, que nos últimos dias vem sendo respondida por milhares de colagem de fotos de 2009 e 2019 dos usuários do Facebook e Instagram, o #10YearChallenge, seria uma estratégia do Facebook para treinar seu sistema de reconhecimento facial. De acordo com a revista Wired, existe nesse fluxo de imagens postadas uma oportunidade para que os algoritmos de reconhecimento facial da plataforma sejam treinados.

“Eu há 10 anos: provavelmente brincaria com o meme da idade da foto. Hoje, pondero como esses dados poderiam ser extraídos para treinar algoritmos de reconhecimento facial no reconhecimento e na progressão da idade”, disse Kate O’Neill, colaboradora da Wired, em sua conta no Twitter. Após a repercussão, no entanto, ela afirmou que não foi sua intenção dizer que o meme era uma armadilha. “Se houvesse uma declaração explicita da coleta de dados as pessoas poderiam participar com a consciência tranquila”, escreveu.

Em resposta às especulações, o Facebook afirma que o meme surgiu de forma espontânea pelos usuários e tornou-se viral. A plataforma reforçou, inclusive, que os usuários têm a opção de desativar o reconhecimento facial de seus perfis. Em abril do ano passado, o Facebook lançou uma ferramenta de checagem e filtragem de posts para detectar e reduzir a prática de bullying na plataforma. Uma das formas de aplicação da tecnologia é “desafiar” o algoritmo a aprimorar a maneira como podem ser identificados insultos e discursos de ódio. Isso é feito utilizando fotos do Instagram que contenham hashtags com gatos, cães e paisagens.

Rodrigo Helcer, CEO da plataforma Stilingue, afirma que é possível aprimorar um algoritmo de reconhecimento facial usando uma base significativa de imagens do #10YearChallenge. “Com bom domínio de técnicas de deep learning voltadas a computer vision (sub-campo da IA que lida com processamento de imagens). Mas há também diversos outros caminhos que descartam este meme para treinar a visão computacional no mesmo objetivo. Opinião por opinião, sem provas, a Wired foi longe na teoria conspiratória”, diz ele.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo