Inovação e criatividade, a essência do Rio2C

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Inovação e criatividade, a essência do Rio2C

Brainspace e Casa das Marcas estão entre as novidades do evento que chega ao segundo ano apostando na intersecção entre diferentes áreas e linguagens

Teresa Levin
19 de março de 2019 - 15h17

Rio2C amplia em seu segunda edição (Crédito: André Valentim)

Se o desafio em 2018 era pegar um evento bem sucedido como o RioContentMarket, que já acontecia há oito anos, e ampliá-lo, agregando áreas como música e inovação, em seu segundo ano o Rio Creative Conference (Rio2C) tem como meta ser ainda maior e trazer mais universos ligados à criatividade. É o que revelou Rafael Lazarini, criador e CEO do evento, na coletiva de imprensa que marcou o lançamento da programação do Rio2C na manhã desta terça-feira, 19, no Rio de Janeiro.

Além dos pilares trabalhados no ano passado — audiovisual, inovação e música —, a edição que acontece de 23 a 28 de abril trará novidades como um espaço dedicado à neurociência e sua intersecção com a criatividade, o BrainSpace, e uma programação diretamente ligada aos anunciantes, a Casa das Marcas, que acontecerá ao longo da semana do Rio2C. Mas marca também continuam tendo um dia exclusivo, o Summit, que, assim como no evento de estreia no ano passado, abre a programação e conta com co-curadoria do Grupo Meio & Mensagem.

“O evento de 2018 superou as expectativas e trouxe o desafio de fazermos um ainda melhor este ano. Ele chega mais forte, mais completo”, revela Lazarini. Em 2018, foram 1,3 mil rodadas de negócios apenas no segmento do audiovisual, com a participação de 319 players; este ano, serão 422 players em mais de 1.530 encontros como estes. Os palestrantes saltam de aproximadamente 400 para mais de 700, nas diversas áreas que serão focadas no evento. Entre os destaques já anunciados da programação estão Charlie Brooker e Annabel Jones, respectivamente criador e produtora da premiada série britânica Black Mirror; o guitarrista, compositor e arranjador Heitor TP, autor de trilhas sonoras  de filmes como Minions e de Meu Malvado Favorito; Louis Black, cofundador do jornal The Austin Chronicle e co-idealizador e diretor do SXSW; e Ted Sarandos, chief content officer (CCO) da Netflix e responsável pelas produções originais da plataforma.

Este ano, o evento se divide em três campos: Mercado, Conferência e Festival. “Depois do enorme salto que demos entre o RioContentMarket e o Rio2C, ampliando o escopo do evento, neste ano a divisão entre Conferência, Mercado e Festival oferece conteúdos para diferentes públicos”, observa Carla Esmeralda, responsável pela curadoria do audiovisual e a direção geral de conteúdo do projeto. Enquanto os dois primeiros são voltados para profissionais da indústria criativa, o festival, que mantém o nome Festivália, como em 2018, muda seu foco. Ele permanece no fim de semana mas, se no ano passado ele recebeu muitas famílias, nesta edição terá experiências destinadas a estudantes, universitários e jovens recém-formados.

Outra novidade fica por conta do lançamento da Expo, um espaço de conteúdo e ativações de marcas e parceiros que ocupa o térreo da Cidade das Artes. Ele abrigará uma programação exclusiva de XR e Games — com curadoria de XRBR e Ring —, que terá workshops, painéis e keynotes, além de quatro domos com experiências de realidade virtual e aumentada, sendo um deles com curadoria da VR Days. O Grupo Globo também estará presente com um espaço para experiências e programação com roteiristas, diretores, cenógrafos, figurinistas, além de pocket shows com artistas da Som Livre. Já o Espaço Sebrae tem a meta de aproximar o mercado audiovisual dos players em encontros com os canais, e contará com debates sobre temas como Economia Criativa na Periferia e IP de Games e TI. O BNDES também estará presente com painéis voltados a investidores e empresários com apresentação de estudos de casos e modelos de sucesso, além do projeto Garagem, programa de aceleração de startups do banco. Semp TCL, Firjan, SPCine, Grupo Band, SBT e Canal Like compõe o espaço com experiência e ativações.

Rio2C por áreas
 

A área de inovação, que tem curadoria de Bernardo Zamijovsky, terá 24 painéis com 86 participantes para falar sobre as inovações revolucionárias nas áreas de transporte, alimentação, saúde, agricultura, mobilidade, comércio, educação, finanças, bem-estar e entretenimento. Eletrodomésticos inteligentes, digitalização do dinheiro e inteligência artificial serão alguns dos temas abordados. Também haverá um debate aberto sobre as macrotendências de inovação, seus principais temas e seus possíveis impactos em diferentes setores.

Em Música, a curadoria é mais uma vez de Zé Ricardo. Entre os nomes de destaque, além de Heitor TP, está e diretor KondZilla. Nos painéis, serão abordados temas que vão do Rock in Rio, ao negócio dos musicais no Brasil, passando por aspectos jurídicos do entretenimento ao vivo no País. Já no Pitching Show, profissionais da música, artistas e bandas selecionados previamente pela curadoria do Rio2C se apresentarão diante de uma comissão formada por 20 nomes, entre especialistas, produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business. Os projetos escolhidos serão contemplados com a exibição de videoclipes e inclusão de músicas na playlist do evento.

Novidade deste ano, a BrainSpace quer proporcionar ao público uma imersão no que há de mais fascinante nas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro humano e como as tecnologias são capazes de potencializar a percepção e interação entre os indivíduos e entre humanos e máquinas, explica o neurocientista Stevens Rehen, curador do espaço. Entre os confirmados para esta área estão o designer biomédico e artista Alan Macy, fundador da Biopac Systems, e Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Como dito acima, as marcas terão sua participação ampliada. O primeiro dia do Rio2C, 23 de abril, abrigará o Summit, desenvolvido em parceria e co-curadoria com o Meio & Mensagem; sua programação será divulgada mais a frente. Além dele, durante todo o evento a Casa das Marcas será uma área de conteúdo dedicada exclusivamente as temáticas e tendências relacionadas as marcas e ao mercado publicitário. Já estão confirmados nomes como PJ Pereira, da Pereira O´Dell; Joanna Monteiro, da FCB, e Louis Black, co-idealizador e diretor do SXSW.

 

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