O futuro é aqui e agora!

Buscar
Publicidade

Opinião

O futuro é aqui e agora!

Apesar de excitante, não é tão fácil se adaptar a esse novo contexto; é totalmente instável, dinâmico e rápido, e não é confortável


5 de setembro de 2018 - 17h49

O futuro é muito mais rápido do que pensamos. Essa foi uma das primeiras mensagens que recebi ao chegar no SU Global Summit 2018, evento realizado anualmente pela Singularity University, em San Francisco, na Califórnia.

Mas, na verdade, o futuro já é aqui e agora!

Parece uma frase de efeito que traduz essa urgência e dinâmica dos dias atuais, mas estou falando das projeções do futuro que, até ontem, pareciam ficção científica e agora já são reais. Sim, já estão materializadas, transformadas em negócios muito lucrativos e transformando a realidade de diversas áreas da nossa sociedade.

E ter o privilégio de ver isso de forma tão real é a parte mais excitante da viagem. Sem contar com todo o conhecimento compartilhado pela Singularity University , adquirido nestes últimos dez anos de visão de futuro exponencial.

Em três dias de imersão no evento, pude entender um pouco da mente de grandes visionários fundadores e executivos da Singularity, como Rob Neil, Peter Diamandis, Ray Kurzweil, além de convidados, empresários e mentes brilhantes que estão trazendo inovações reais no nosso mundo.

Mas não se trata apenas de enxergar um futuro exponencial, com todas essas tecnologias exponenciais. A reflexão é sobre nós mesmos. Indivíduos, empresários, governo, indústria, instituições, investidores, startups, todos inseridos nesse contexto e responsáveis, de forma individual e conjunta, por construir um mundo muito melhor para vivermos.

E entendermos que não estamos apenas inseridos, mas que somos responsáveis por toda essa revolução que está acontecendo, faz toda a diferença. Não somos passivos. Somos ativos. Criadores. Transformadores.

Assim como disse Ray Kurszweil: “Nossas tecnologias, nossas máquinas, são parte da nossa humanidade. Nós as criamos como extensão de nós mesmos. E isso é único do ser humano.”

Mas é preciso sair do seu mundinho particular, na maioria das vezes egoísta, focado nos problemas particulares mais emergentes, acomodado numa falsa estabilidade. E enxergar esse futuro exponencial com tantas oportunidades de transformação. Transformação de nós mesmos, da nossa empresa, sociedade, do mundo. E isso é fantástico. Poderoso. De forma real e exponencial podemos transformar e fazer parte dessa nova revolução do mundo. E temos o poder intelectual e tecnológico para isso.

“Nós estamos vivendo durante o mais maravilhoso momento para estar vivo” —Peter Diamandis.

Mas, apesar de excitante, não é tão fácil se adaptar a esse novo contexto. É totalmente instável. É dinâmico e rápido. Não é confortável. A sensação é de impossibilidade de conhecer tudo, acompanhar tantas transformações, tecnologias e possibilidades. E esse incômodo vai provocando uma inquietude. Como trazer todo esse conhecimento para sua vida e empresa? Como ser inovador? Como fazer a diferença? E a resposta básica que já me foi dada no primeiro dia de evento é: devemos mudar o mindset, adquirir novos conhecimentos, novas habilidades e ferramentas.

E foi isso que fiz ao longo de três dias. Mas é isso que deveremos fazer todos os dias nesse novo contexto em que vivemos.

“Em um constante estado de desestabilização, o novo tipo de estabilidade deve ser a estabilidade dinâmica… Como andar de bicicleta… A humanidade tem aprendido como existir nesse estado” — Astro Teller, captain of moonshots — Alphabet X

E com conhecimento e empoderamento, o caminho é buscar os problemas que queremos e precisamos resolver. Devemos pensar nisso continuamente. As grandes oportunidades de negócios estão nos grandes desafios. E nunca tivemos tanta oportunidade de resolver como agora, com todas essas tecnologias. Assim veremos grandes transformações e disrupções acontecendo.

E isso é fato. Tive acesso às novas tecnologias e novos negócios exponencialmente sendo desenvolvidos em diversas áreas, como na medicina, educação, energia, informação, economia agricultura… E são sensacionalmente simples, reais, possíveis, transformadores. É a constatação de que podemos viver num futuro abundante e que temos a capacidade de transformar isso.

O risco é não pensarmos grande. Porque toda essa evolução tecnológica vai projetar vencedores e perdedores exponenciais. Essa será a grande bifurcação com a qual iremos nos deparar. E qual deve ser nossa escolha?

“Inteligência é acertar o alvo que ninguém pode. Genialidade é acertar o alvo que ninguém pode ver” — Amin Toufani

Fecho com o aprendizado mais importante sobre esse futuro que já é presente: be exponential!

*Crédito da foto no topo: Little Visuals/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais